O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela autorizou três pedidos de realização de um referendo para a destituição do Presidente Nicolás Maduro, um procedimento formalmente previsto pela Constituição, mas de realização difícil.

A decisão foi confirmada pelo próprio CNE na noite de segunda-feira, no seu Twitter. Os pedidos foram feitos pelo Movimento Venezuelano pelo Revogatório (Mover), o Todos Unidos pelo Referendo Revogatório e o Comité Executivo Nacional e o Comité Executivo Nacional da Confedejunta.

O porta-voz do Mover, Nelson La Roche, justificou a decisão como sendo necessária à estabilidade do país. “Queremos um referendo revogatório para que haja paz social, para que haja confiança institucional e para que haja sonho e esperança”, afirmou, citado pela agência EFE.

O CNE explicou que aceitou a decisão por se enquadrar no “estabelecido nas normas para regular a promoção e pedidos de referendos revogatórios”. O mecanismo está previsto na Constituição venezuelana, que permite que qualquer mandato popular possa ser sujeito a um referendo revogatório a partir do momento em que tiver sido cumprido metade do mandato. Nicolás Maduro chegou a meio do seu mandato a 10 de janeiro.

Para que o referendo se realize, porém, é necessário que pelo menos 20% dos eleitores do país assinem um abaixo-assinado a esse favor. Para além disso, o El Español recorda que a oposição já tentou recorrer a este mecanismo em 2016, mas o próprio CNE acabou por interromper a recolha de assinaturas devido a providências cautelares em tribunal, na sequência de denúncias de fraude.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR