É conhecido como Lamando e destina-se, pelo menos para já, apenas ao mercado chinês. Mas este novo VW, que o construtor está a lançar nos mercados asiáticos, é um velho conhecido dos condutores europeus e ainda mais dos norte-americanos, ou não se tratasse da versão mais moderna do popular Jetta.

O novo Jetta, perdão, Lamando, vai ser fabricado na China e não apenas por um fabricante local associado à VW. Na realidade, a berlina de três volumes irá ser construída nas duas linhas de produção que o construtor alemão possui no país, uma a meias com a SAIC e a outra com a FAW. O Lamando ainda não foi apresentado, mas assim que o fabricante tentou registar o modelo na China, junto do Ministério da Indústria e Tecnologia, até para evitar ser copiado, eis que as fotos e características rapidamente “fugiram” até encontrar receptividade nas páginas da imprensa local.

Embora a China seja o país que mais veículos eléctricos consome, o Jetta local utilizará exclusivamente motores de combustão ou electrificados. As gerações anteriores do Lamando, concebidas sobre a plataforma MQB, conheceram algum sucesso comercial, mas a nova geração tem como base a MQB Evo, que também serve o Golf e o Passat.

8 fotos

O principal motor do Jetta chinês será o conhecido 1.4 TSI com 150 cv, utilizado por exemplo no Golf, mas igualmente nos PHEV do Grupo VW, que associam esta unidade, transformada para trabalhar segundo o ciclo Miller, a um motor eléctrico e uma bateria com 10,5 kWh de capacidade útil.

O Lamando adopta uma estética mais afilada e aerodinâmica, perfeitamente em linha com o que se espera dos eléctricos da VW. Com 4,784 metros de comprimento, é uma berlina generosa, exibindo uma bitola cerca de 10 cm mais comprida do que o Passat de quatro portas. A distância entre eixos reivindica apenas 2,731, uma enormidade para um modelo do segmento C, uma vez que o coloca mais próximo dos 2,78 m do Passat do que dos 2,63 m do Golf. Além do motor 1.4 TSI com 150 cv, são igualmente esperados o 1.8 TSI, com 180 cv, e o 2.0 TSI (220 cv).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR