O Governo de Macau divulgou esta quarta-feira o planeamento de proteção ambiental 2021-2025 no qual se estabelece a meta de mais de 90% da frota de autocarros no território serem autocarros “movidos com novas energias” até 2025.

Uma meta ambiciosa, já que, segundo o documento, em 2020 apenas 8% de autocarros no território eram movidos com novas energias.

O objetivo passa por “elaborar um plano de promoção da adoção de veículos elétricos, impulsionar a substituição de autocarros públicos e carreiras expressas de hotéis, para a adoção gradual de autocarros, movidos a nova energia ou puramente elétricos”, lê-se no comunicado.

Até 2025, Macau ambiciona ainda plantar cerca de 5.000 árvores.

Menos ambiciosa é a meta de percentagem de ocupação de veículos elétricos nos veículos ligeiros recém-registados: passar de 9,4% em 2020 para entre 15-20% em 2025.

Quanto à redução de resíduos sólidos, Macau não estabelece metas concretas, contudo, no relatório divulgado lê-se que o objetivo passará por “promover e reforçar, de forma mais avançada, a prática de redução do uso de plástico e promover, passo a passo, medidas reguladoras para os utensílios de mesa de plástico, descartáveis e não-biodegradáveis e ainda “reforçar a sensibilização da “reciclagem limpa” de resíduos recicláveis junto dos cidadãos, no sentido de assegurar a disponibilidade de materiais recicláveis e o seu valor recuperável”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Macau produziu 1,74 metros cúbicos de resíduos por pessoa por dia em 2020, o que é superior a Singapura, a Hong Kong e a Pequim, de acordo com os dados da Direção dos Serviços de Proteção Ambiental de Macau (DSPA).

Não há dados concretos relativamente à quantidade de plástico consumido em Macau por dia, mas na vida diária da cidade a utilização de plástico é constante: de embrulhos de fruta em supermercados, na compra de alimentos, como bolos e pães, embalados individualmente, até aos famosos “take away”.

Na sequência da implementação do controlo de embalagens descartáveis de esferovite em 2021, o Governo anunciou ainda a proibição da importação de palhinhas de plástico não degradável e ‘colheres’ de bebidas descartáveis para Macau a partir de 01 de janeiro de 2022.

Macau tem uma das mais altas densidades populacionais do mundo, com uma população de cerca de 680.000 habitantes e uma área de 32,9 quilómetros quadrados.