É uma das missões dos órgãos de comunicação social: garantir que os leitores, ouvintes e espectadores estão bem informados, para que as suas decisões possam ser tomadas em consciência e na posse de todos os factos. Neste sentido, e com as eleições legislativas de 30 de janeiro à porta, o Observador preparou algumas iniciativas dirigidas a uma franja essencial da sociedade: os jovens.

Assim, no dia 26 de janeiro organizamos a conferência “O meu Primeiro Voto: os Jovens e a Política em Portugal”, que contará com a presença de Jorge Fernandes, cientista político, investigador do Instituto de Ciências Sociais (Univ. Lisboa), autor do livro O Parlamento Português [ed FFMS, 2015] e coordenador científico do Votómetro, Maria José Brites, investigadora do CICANT (Univ. Lusófona) e autora do livro Jovens e Culturas Cívicas [ed. LabCom, 2015], Pedro Raínho, editor-adjunto de Sociedade e coordenador de Fact Checks do Observador e Joana Fernandes e Gustavo Pais Rodrigues, estudantes de 18 anos e eleitores pela primeira vez. A moderação estará a cargo do jornalista Paulo Farinha.

Qual é a magnitude da participação eleitoral e cívica dos jovens? Quais os principais perfis juvenis? Qual é a responsabilidade dos media na inclusão de vozes mais jovens? Como os partidos e os movimentos políticos podem envolvê-los mais na agenda política? Como combater a desinformação e as notícias falsificadas? Estas são algumas das questões que estarão em análise.

A conferência online começa às 17h00 do dia 26 de janeiro e será transmitida (a partir da escola de programação 42 Lisboa), no Facebook e no site do Observador. A entrada é gratuita e aberta a todos os que queiram assistir.

Se está interessado em juntar-se a nós, marque na sua agenda: dia 26 de Janeiro, às 17h, no site ou Facebook do Observador, num computador, tablet ou smartphone perto de si.

Este artigo faz parte de uma série sobre eleições, cultura democrática e participação dos jovens na política. A iniciativa é uma parceria entre o Observador e Ben & Jerry’s.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR