Os clubes vão passar a ter um limite no número de jogadores emprestados a clubes estrangeiros já a partir da próxima temporada, sendo que a própria duração dessas cedências também será balizada. As novas orientações fazem parte de um comunicado divulgado esta quinta-feira pela FIFA que inclui várias mudanças aos regulamentos que ainda terão de ser aprovadas pelo Comité Executivo do organismo.

De acordo com a FIFA, já a partir de 2022/23, todos os clubes só poderão ter um máximo de oito jogadores emprestados, da mesma forma que só poderão ter no plantel oito elementos a título de empréstimo de outros conjuntos. O número será reduzido para sete no ano seguinte, em 2023/24, e vai fixar-se em seis em 2024/25. Destas novas orientações ficam excluídos os jogadores até aos 21 anos, assim como os atletas que realizaram toda a formação no clube e que ainda têm contrato.

O comunicado indica ainda que, a partir do próximo ano, cada clube estará limitado a emprestar três jogadores ao mesmo clube, assim como só poderá ter três elementos cedidos pelo mesmo conjunto no próprio plantel. Os empréstimos terão de durar, no mínimo, desde uma janela de transferências até à seguinte, e nunca poderão ultrapassar um ano. Por fim, os clubes terão de assinar um acordo escrito onde ficam definidos os termos do empréstimo, incluindo a duração e as condições financeiras. Por agora, todas as orientações são aplicáveis apenas às cedências internacionais, ainda que a FIFA tenha dado três anos às associações nacionais para que preparem e implementem um sistema “em linha” com a nova realidade.

As novas regras fazem parte de um plano global para reformar o sistema de transferências que começou a ser preparado em 2017 e que devia ter entrado em vigor em julho de 2020 mas que foi sendo atrasado e adiado devido à pandemia. De acordo com o comunicado da FIFA, o objetivo das medidas é “desenvolver os jovens jogadores, promover o equilíbrio competitivo e evitar a acumulação de jogadores nos clubes, situação que tem sido cada vez mais frequente”.

Atualmente, o Benfica tem 11 jogadores emprestados a clubes estrangeiros (Gabriel, Jota, Florentino, Tomás Tavares, Ebuehi, Conti, Jhonder Cádiz, Pedro Pereira, Yony González, Vasco Paciência e Carlos Vinícius). O Sporting conta com sete (Nuno Mendes, sendo que o lateral deve ficar no PSG a título definitivo no final da época, Doumbia, Battaglia, Eduardo, Joelson Fernandes, Gonzalo Plata e Sporar) e o FC Porto tem apenas três (Loum, Fernando Andrade e João Pedro).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR