O nascimento de dois elefantes gémeos, um macho e uma fêmea, foi registado este fim de semana na reserva animal de Samburu, no Quénia. Este é um acontecimento raro, uma vez que o último registo de um caso semelhante remonta a 2006, revela a organização “Save the Elephants” na rede social Twitter.

Os gémeos representam cerca de apenas 1% dos nascimentos [de elefantes]. Muitas vezes as mães não têm leite suficiente para sustentar dois bebés”, disse o fundador da “Save the Elephants”, Iain Douglas-Hamilton, na quinta-feira à agência Reuters.

Como o último par de gémeos nascidos há 15 anos não sobreviveu muito tempo, este é um momento crítico para os pequenos elefantes da reserva de Samburu. Ainda assim, a organização garante que todos estão a “fazer figas para os ver sobreviver”.

Os elefantes bebés que nasceram este fim de semana e a mãe Bora encontram-se bem e foram vistos na quinta-feira pela primeira vez por turistas da reserva animal de Sumburu. Os gémeos são o segundo e terceiro filhos de Bora, que teve o seu primeiro bebé em 2017.

Recorde-se que, com cerca de 22 meses, o elefante africano tem o período de gestação mais longo de qualquer mamífero vivo e dá à luz aproximadamente a cada quatro anos.

Os elefantes no Quénia, e noutros países da África Subsariana, são cada vez mais vítimas de caçadores furtivos, que os matam para alimentar a procura do mercado asiático por marfim.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR