A poucos dias das eleições legislativas, o Semanário Novo assiste a uma mudança de direção, com a saída de Octávio Lousada Oliveira do cargo que ocupava desde fevereiro do ano passado, altura em que jornal, lançado em abril e “marcadamente de centro-direita”, começou a ser forjado.

“Confirmo que cesso as minhas funções de diretor do Novo no final do mês de janeiro”, adiantou o próprio em declarações ao Observador, sem adiantar mais detalhes sobre a saída.

Fonte oficial do jornal confirma apenas que o substituto será anunciado em breve. Mas tudo indica que Leonardo Ralha, que há sensivelmente quinze dias assumiu a direção editorial do Novo, pode ser o nome que se segue, tendo sido convidado para o cargo, sabe o Observador. Antigo assessor de Pedro Santana Lopes na Santa Casa da Misericórdia e militante do PSD, Diogo Agostinho, que transitou recentemente para a administração, continua a direção executiva.

Nas bancas há menos de um ano, o Semanário da Lapanews surgiu recentemente nas redes sociais pelos piores motivos, acusado de não pagar aos colaboradores, numa publicação da jornalista Raquel Costa: “Já não sou cronista do NOVO Semanário. Tomei a decisão de deixar de assinar a crónica “Já Ninguém Vê Televisão” depois de vários atrasos nos pagamentos, saldados depois de semanas de espera, e-mails, mensagens, telefonemas e chatices.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Faço-o publicamente por respeito aos meus colegas jornalistas que trabalham em regime freelance e que, tantas e tantas vezes, se têm de submeter a este tipo de situação. Agradeço ao Octávio Oliveira por me ter desafiado e pela paciência que teve, ao longo destes meses, para ouvir as minhas queixas. Desejo muita sorte aos meus colegas do NOVO. Têm a minha solidariedade”, acrescenta Raquel Costa na despedida pública.

Semanário Novo. “Lançar um jornal em tempos de pandemia é revolucionário”

Anunciado inicialmente como Sol, depois como Novo Sol e finalmente lançado como Novo Semanário, o jornal que tem sede no Restelo foi comprado, em 2020, por Rui Teixeira Santos e João Botelho. No início de 2021, a estrutura acionista engorda com a entrada de três novos sócios. As sociedades anónimas Abstract Sky, Lion Rock Investments e LFV – Des Vosges. Menos de um mês depois, o site do Semanário dava outra reviravolta e colocava como acionistas a Abstract Sky com 73 por cento do capital e a Lion Rock Investment com os restantes 27 por cento. Francisco Oom Pimenta Peres passou a ocupar a presidência do conselho de administração e Miguel Côrte Real a presidência da comissão executiva. Número dois das listas do PSD Porto, Miguel Côrte-Real foi eleito deputado municipal nas últimas autárquicas. Francisco Oom Peres também surge na lista dos dezassete deputados municipais do PSD, eleitos por Lisboa.

Notícia atualizada às 12h14