Findo o prazo para as inscrições do voto antecipado em mobilidade, o ministério da Administração Interna (MAI) deu conta, esta sexta-feira, de que aderiram a esta modalidade de voto mais de 310 mil pessoas. O número é significativamente maior do que os das últimas presidenciais, mas ainda assim fica “muito aquém” das expectativas do Governo.

Esta sexta-feira à tarde, o MAI precisou que se inscreveram para votar antecipadamente 315.785 eleitores.

Nas últimas presidenciais, votaram antecipadamente um total de 197.903 mil pessoas , sendo estas legislativas uma subida face a 2021. Ainda assim, numa conferência de imprensa organizada pelo MAI na quarta-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, considerou que o número de eleitores inscritos era “muito aquém das estimativas”. 

Antero Luís afirmou que foi desenhada uma logística para que cerca de um milhão de portugueses pudesse votar antecipadamente para as eleições legislativas em 23 de janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os eleitores que estivessem recenseados em Portugal puderam inscrever-se, entre domingo e quinta-feira, para votar antecipadamente em mobilidade este domingo, uma semana antes das eleições legislativas de 30 de janeiro.

O Ministério da Administração Interna recorda também que os eleitores que tenham feito a sua inscrição no voto antecipado em mobilidade, mas não consigam exercer o seu direito de voto no domingo, podem votar na mesma no dia 30.

Na nota enviada ao Observador, o MAI reforça o apelo para “o rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária durante o exercício de voto”, nomeadamente com a utilização de caneta própria, máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Artigo atualizado às 17h37