A tecnologia evoluiu de tal forma que a expressão “se não vi, não acredito” deixou de fazer sentido. Com algumas ferramentas de edição de imagem como o Photoshop, é hoje possível criar imagens realistas a partir do zero e, assim, enganar impecavelmente o olho humano. É esta a máxima que rege os desafios propostos no Twitter pela artista de efeitos visuais Carolina Jiménez.

A espanhola, que atualmente vive no Canadá, já trabalhou em filmes como “O Exterminador Implacável” e agora divulga o seu trabalho de efeitos visuais nas redes sociais. Deixou os seus seguidores curiosos quando os desafiou a adivinhar entre duas imagens de chávena de café qual delas teria sido feita digitalmente.

Após o sucesso do primeiro jogo, Jiménez prometeu que faria mais desafios e cumpriu a promessa esta semana. Desta vez, não são chávenas de café, mas cães. Da raça Cavalier King Charles Spaniel—a mesma raça da Dama, do famoso filme “A Dama e o Vagabundo” – abanam ligeiramente a cabeça, mexem a boca e olham para o espectador, fazendo-o pensar sobre qual deles existe realmente.

Quem decidiu participar no desafio teve de votar naquele que achava ser o verdadeiro, justificando-o. 75% dos cibernautas acreditava ser o cão da direita e, entre as explicações díspares, está a expressão dos olhos e o quão estáticas estão as orelhas do cão da esquerda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E estavam certos, confirmou Jiménez, explicando que o da esquerda é um “trabalho impressionante de VFX dos estúdios Framestore para “A Dama e o Vagabundo”.