As operações no Aeroporto Internacional de Istambul, um dos mais movimentados da Europa, foram suspensas devido a uma tempestade de neve, que reteve também centenas de condutores em Atenas, divulgaram esta segunda-feira as autoridades gregas e turcas.

A Direção-Geral dos Aeroportos Civis da Turquia revelou que as operações no Aeroporto Internacional de Istambul foram temporariamente interrompidas “devido a condições excecionais” que reduziram a visibilidade nas pistas.

A retoma das operações estava prevista para as 18h00 locais [15h00 em Lisboa], no aeroporto localizado no lado europeu da Turquia, e por onde passam todos os dias cerca de mil aviões.

Já o segundo aeroporto, Sabiha Gokcen, do lado asiático, estava a operar normalmente, apesar de alguns atrasos.

O Istambul Havalimani, inaugurado em 2019 e que recebeu em 2021 37 milhões de passageiros, colocando-o no topo da lista dos aeroportos europeus, sofreu pela primeira vez uma interrupção de tráfego, acrescentaram as autoridades da aviação civil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Atenas, centenas de motoristas ficaram retidos nos seus veículos durante várias horas na tarde desta segunda-feira, após uma forte tempestade de neve, segundo imagens reveladas pelos ‘media’ gregos.

“A situação está muito difícil na Ática (região de Atenas), o maior problema está no anel viário Attiki Odos” que liga o leste ao oeste da capital, referiu Christos Stylianides, ministro da Proteção Civil e Alterações Climáticas.

Em conferência, onde surgiu ao lado do autarca de Ática, Giorgos Patoulis, de forças policiais e meteorologistas, o ministro “pediu desculpas” pelos enormes engarrafamentos.

Muitos condutores desagradados com o engarrafamento ligaram para as estações de rádio em protesto, enquanto outros abandonaram os seus carros.

“Ao entrar em Attiki Odos, perguntei aos funcionários [da empresa que gere a autoestrada] se precisava de correntes, eles responderam que não”, contou, indignado, um motorista bloqueado há mais de quatro horas.

No centro de Atenas também ocorreram engarrafamentos com camiões de mercadorias.

A tempestade Elpida cobriu a Grécia de branco

A vaga de frio, com fortes nevões, atingiu esta segunda-feira Atenas e grande parte da Grécia, até à ilha de Creta, no sul, e às ilhas Cíclades.

Em algumas partes do país os termómetros chegaram aos 14 graus centígrados negativos, causando cortes de energia e de estradas.

O Parlamento grego e as escolas encerraram, com o governo a apelar aos cidadãos para reduzirem as viagens às essenciais e para que façam teletrabalho.

O transporte marítimo e aéreo não sofreu até ao momento muitos constrangimentos, apesar da ligação de metro do aeroporto para a capital ter sido interrompida.

A queda de neve na Grécia deve manter-se na terça-feira, com as temperaturas a continuarem abaixo de zero graus centígrados.