Em atualização

Um tiroteio na Universidade de Heidelberg, no sudoeste da Alemanha, deixou várias pessoas feridas e fez um morto. O suspeito que terá estado na origem do incidente também está morto — segundo fontes policiais, o autor suicidou-se após o ataque.

O jornal alemão Bild avança que o atirador seria um estudante, enquanto a edição internacional da CNN assegura tratar-se de um jovem. Ainda assim, as autoridades ainda não conseguem determinar os motivos do ataque.

“Uma jovem morreu no hospital com ferimentos de bala”, indicaram à agência noticiosa France-Presse (AFP) fontes das forças de segurança alemãs.

Stefan Wilhelm, porta-voz da polícia de Mannheim, também no sudoeste da Alemanha, indicou que o ataque ocorreu pouco depois do início da tarde, quando um homem, com uma arma com cano longo, entrou no anfiteatro do campus de Neuenheimer Feld, onde estava a decorrer uma aula, e começou a disparar “visivelmente sem um alvo específico”. Quatro pessoas foram atingidas pelas balas, incluindo a jovem que mais tarde morreria no hospital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As forças de segurança referiram que, segundo as indicações iniciais, o atirador não tinha qualquer motivo político ou religioso, mas não adiantaram informações sobre a identidade dos feridos e do suspeito, sublinhando que o homem armado terá atuado sozinho e que a arma que utilizou era de grande calibre.

A Reuters chegou a dar conta de uma grande mobilização de polícias e serviços de emergência no local, tendo sido pedido a todos os habitantes que se mantivessem afastados da universidade. As forças de segurança isolaram a área de Neuenheimer Feld, onde se situa o campus universitário. O gabinete de imprensa da universidade recusou-se a dar quaisquer pormenores sobre o tiroteio e encaminhou todos os inquéritos para a polícia, segundo a agência de notícias Associated Press (AP).

O chanceler alemão, Olaf Scholz, já expressou “consternação” pela morte e pelos três feridos no ataque: “Estou com o coração partido ao ouvir essas notícias”, disse o líder social-democrata depois de a jovem sucumbir no hospital.

Heidelberg está localizada a sul de Frankfurt e tem cerca de 160.000 habitantes. A sua universidade é uma das mais conhecidas da Alemanha.