A jornalista Lourdes Maldonado foi assassinada este domingo, no México, mas o seu cão continua à sua espera. Na rede social Twitter, a jornalista Roa Lilia Torres partilhou um vídeo do cão da vítima, a repousar, por entre as faixas da polícia que cercam a entrada da casa.

Tornou-se viral o animal de companhia que espera na porta da casa onde foi assassinada a jornalista Lourdes Maldonado. O cão deitou-se na entrada da casa da jornalista”, afirmou Rosa Lilia Torres.

Lourdes Maldonado foi morta este domingo dentro do carro, à entrada da sua casa, na cidade de Tijuana. É a terceira jornalista a ser assassinada no México este ano, naquele que é considerado, segundo o The Guardian, um ataque à liberdade de imprensa no país da América Central, que se acentuou após a tomada de posse do Presidente Andrés Manuel López Obrador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2019, a jornalista tinha afirmado, numa conferencia de imprensa do Presidente Andrés Obrador, que “temia pela sua vida” em consequência de uma disputa com o grupo de comunicação onde trabalhava, e que é detido por um político regional influente, Jaime Bonilla Valdez, do mesmo partido que o Presidente Andrés Obrador.

Na segunda-feira, o Presidente do México recordou o apelo realizado por Lourdes Maldonado em 2019, mas negou ter sido uma questão de “ameaças ou violência” em consequência dessa disputa laboral.

Na segunda-feira anterior, dia 17 de janeiro, o fotojornalista Margarito Esquivel foi baleado no interior da sua casa, também na cidade de Tijuana.

No dia 10 de janeiro, o jornalista José Luis Gamboa foi esfaqueado no Estado de Veracruz. Gamboa tinha, no final de dezembro, comentado na rede social Twitter que “a tragédia do México é que o que está a controlar os municípios é o narcotráfico“.

Em vez de combatê-lo, toda a estrutura de poderes governamentais está ligada numa grande associação criminosa. A população mexicana ainda não entende a gravidade disto”, afirmou.

No ano passado, nove jornalistas foram mortos no México. Mais de 50 foram mortos desde que Andrés Obrador ocupa o cargo.