A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR apreendeu mais de uma tonelada de berbigão subdimensionado num estabelecimento de depuração de bivalves em Ovar, no distrito de Aveiro, informou esta terça-feira aquela força de segurança.

Em comunicado, a GNR esclareceu que os bivalves foram apreendidos na segunda-feira, no âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte, armazenamento e comercialização de bivalves vivos.

Durante a ação, os militares da Guarda fiscalizaram um estabelecimento de depuração de bivalves no Furadouro, tendo verificado que no seu interior estavam armazenados cerca de 1.204 quilos de bivalves subdimensionados para comercialização, motivo que levou à sua apreensão.

“No seguimento da ação foi identificada a empresa, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 125 mil euros”, refere a mesma nota.

Ainda segundo a GNR, os bivalves apreendidos foram devolvidos ao seu habitat natural em virtude dos espécimes se encontrarem vivos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR