Peter Dinklage, ator da série “Guerra dos Tronos” e vencedor de quatro prémios Emmy, criticou o remake que a Disney está a fazer de “Branca de Neve e os Sete Anões”.

Os responsáveis pelo filme, ainda em fase de produção, anunciaram que a atriz Rachel Zegler, de “West Side Story”, protagonizaria a Branca de Neve e que a atriz Gal Gadot, conhecida por representar a Mulher Maravilha, vai encarnar a Rainha Má na nova versão da Disney.

“Não faz sentido para ninguém — e fiquei um pouco de pé atrás quando eles [a Disney] ficaram muito orgulhosos de escolher uma atriz latina para fazer de Branca de Neve — continuar a contar a história da Branca de Neve e os Sete Anões”, afirmou o ator num episódio do podcast WTF, de Marc Maron, transmitido esta segunda-feira.

Estão a ser progressivos por um lado, mas por outro lado continuam a fazer a história retrógrada sobre sete anões a viver juntos numa caverna? O que é que estão a fazer?”, questionou Peter Dinklage.

Um porta-voz da Disney, já assegurou ao Hollywood Reporter: “Para evitar apoiar estereótipos do filme original, estamos a tentar criar uma abordagem diferente com estes sete anões e temos estado em diálogo com membros da comunidade de pessoas com nanismo.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estamos ansiosos por partilhar mais enquanto o filme avança na produção depois de um grande período de tempo em desenvolvimento”, concluiu o porta-voz.

O filme tem estado a ser desenvolvido ao longo dos últimos três anos, com a Disney a ponderar inicialmente recriar os personagens dos sete anões de forma digital. O filme será realizado por Marc Webb, responsável por filmes como o “Fantástico Homem-Aranha”.

Peter Dinklage, de 52 anos, ele próprio anão — nasceu com uma displasia óssea designada acondroplasia — já tinha já criticado o modo como os anões são representados no grande ecrã, ao afirmar que a representação de pessoas com nanismo “era mal escrita, de modo a tornar a condição numa característica dominante nas personagens“.

Também o nadador britânico paralímpico Will Perry abordou a nova versão do clássico Disney. O atleta, segundo a BBC, considera que as pessoas com nanismo são normalmente apresentadas como “personagens cómicas ou míticas”.

Conheço muitas pessoas que adoram a “Branca de Neve e os Sete Anões” pelas razões certas, mas estamos no século XXI. Entidades como a Disney, que têm uma grande influência em pessoas mais novas, têm de as influenciar na direção certa”, esclareceu Will Perry.

O filme original de “Branca de Neve e os Sete Anões” estreou em 1938, e foi a primeira longa-metragem animada da Disney.