A modalidade de vacinação “casa aberta” está desde esta quarta-feira disponível para pessoas com 45 ou mais anos que tenham o esquema vacinal primário contra a Covid-19 há mais de cinco meses, anunciaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

As pessoas com 30 ou mais anos vacinadas com a vacina da Janssen há 90 ou mais dias também podem deslocar-se ao centro de vacinação sem necessidade de qualquer tipo de marcação ou contacto prévio, adiantam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) em comunicado.

“Adicionalmente, está também disponível a modalidade ‘casa aberta’ mediante senha digital para os grupos prioritários de vacinação, nomeadamente magistrados e elementos do sistema judicial, estudantes dos cursos de saúde (mediante declaração do estabelecimento de ensino superior) e cidadãos das mesas de voto do processo eleitoral e respetivos elementos auxiliares”, acrescentam.

Nos grupos prioritários de vacinação estão também incluídos os profissionais da Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia Judiciária (PJ) e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), comunidade universitária (estrutura docente e apoio) e pessoas com comorbilidades, elegíveis para esta fase da vacinação, portadoras de declaração médica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para usufruírem do sistema de senha digital da modalidade “casa aberta” os utentes devem solicitar uma senha no dia em que pretenderem ser vacinados.

No portal Covid-19, deverá ser preenchido um formulário, sendo posteriormente enviada para o telemóvel uma senha digital com o respetivo número e hora prevista.

No centro de vacinação, os utentes devem apresentar um documento comprovativo da profissão que exercem, explicam os SPMS.

Quase 4,5 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, cerca de 70 mil das quais na segunda-feira, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O último relatório diário da DGS indica que 4.483.244 pessoas já foram vacinadas com o reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2, entre as quais 607.715 idosos com 80 ou mais anos, que representam 92% deste grupo etário.

A Covid-19 provocou 5.602.767 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.661 pessoas e foram contabilizados 2.312.240 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.