Aqueles que visitam Coumboscuro muitas vezes perguntam-se se não estão no país errado. Uma das razões que leva a crer isso é a forma como os habitantes locais se despedem das pessoas, não dizendo o habitual italiano “arrivederci”, mas, sim, “arveire”.

Mais conhecida como a “Pequena Província” de Itália, Sancto Lucio de Coumboscuro é uma vila isolada em praticamente todos os sentidos.

Situada perto da região de Piemonte, os visitantes têm de apanhar um voo para Turim, deslocar-se de comboio ou autocarro, ou, ainda, conduzir para sul de Provence para conseguir chegar à vila rodeada de montanhas e campos de lavanda.

A língua oficial desta vila é o provençal, uma forma de falar antiga, ligada ao neo-latino e dialeto de Occitan.

Apenas cerca de 30 pessoas vivem nesta vila e a vida é longe de ser fácil. A maior parte das pessoas vive da criação de rebanhos, que são, muitas vezes, atacados por lobos.

A eletricidade falha durante semanas, principalmente no inverno, e o acesso à internet é muito reduzido.

É preciso esquecer os bares, supermercados e restaurantes, porque qualquer entretenimento está limitado aos eventos ocasionais que têm lugar em Coumboscuro, ou quando alguns visitantes embarcam numa solitária caça de cogumelos ao fim de semana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR