Esta quarta-feira, dia 26 de janeiro, é celebrado o Dia da Austrália, que marca a tomada da ilha pelo Reino Unido, em 1788.

A data, contudo, é fortemente disputada no próprio país. Há quem designe o dia 26 de janeiro como “Dia da Invasão” ou “Dia da Sobrevivência“, duas últimas expressões fortemente vinculadas pela população aborígene australiana.

Isto porque a 26 de janeiro de 1788 chegaram à Austrália 11 embarcações britânicas, comandadas pelo governador Arthur Philip, altura em que foi hasteada a bandeira britânica em Port Jackson, explica o The Free Press Journal.

Assim, um movimento de protesto a esta data propõe que o Dia da Austrália seja alterado para 9 de maio uma vez que em 1901, neste dia, foi inaugurado o parlamento australiano.

Nesta data, é comum as famílias australianas reunirem-se para celebrarem o feriado através de vários eventos, como concertos, arte de rua e marchas. A diversidade da sua população e a herança dos diversos imigrantes fazem também parte do simbolismo do Dia da Austrália.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR