O filme “Ilusões Perdidas”, de Xavier Giannoli, é o favorito aos prémios de cinema César, com 15 nomeações, anunciou esta quarta-feira a Academia Francesa de Cinema.

Adaptado de um romance de Honoré de Balzac, o filme esteve em competição em 2021 no festival de cinema de Veneza, e está atualmente em exibição em Portugal.

“Ilusões Perdidas” está indicado, por exemplo, para melhor filme, melhor realização e melhor elenco feminino e masculino, pelas interpretações de Jeanne Balibar, Cécile de France, Xavier Dolan, Vincent Lacoste, Salomé Dewaels e Benjamin Voisin.

O musical “Annette”, de Leos Carax, e o filme “A voz do amor”, de Valérie Lemercier, inspirado na vida da cantora Celine Dion, somam onze e dez nomeações, respetivamente.

A 47.ª edição dos César acontecerá a 25 de fevereiro, em Paris, culminando um processo de renovação interna na Academia Francesa de Cinema, atualmente presidida pela realizadora Danièle Thompson.

Em 2020, a direção da academia demitiu-se em bloco, semanas antes da cerimónia, entre críticas à gestão da instituição e uma controvérsia em relação ao realizador Roman Polanski.

Na altura, perto de 400 personalidades do cinema pediram uma “reforma completa” da academia, por causa de “mau funcionamento”, “opacidade das contas” e estatutos desatualizados.

Nesse ano, também esteve nomeado – e acabou por ser distinguido – o realizador Roman Polanski pelo filme “J’Accuse – O Oficial e o Espião”, num momento em que era acusado novamente de violação, o que motivou vários protestos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR