O presidente do PSD, Rui Rio, enviou esta quarta-feira as condolências à família de Amélia de Azevedo, fundadora do Partido Popular Democrático e antiga deputada do partido, que morreu aos 92 anos.

A sua falta será sentida, mas o seu nome será lembrado entre nós como uma verdadeira social-democrata, ao serviço de nobres valores e de Portugal”, recorda o PSD, numa nota à imprensa.

De acordo com o PSD, Amélia de Azevedo participou diretamente na fundação do PPD e “teve um trabalho político muito vasto, nomeadamente em funções parlamentares”.

Amélia Cavaleiro Monteiro de Andrade de Azevedo foi deputada do PSD na I, II, III e IV Legislaturas, eleita pelo círculo do Porto, e foi ainda deputada da Assembleia Constituinte.

Segundo o partido, Amélia de Azevedo “destacou-se na promoção da alfabetização e da educação, tendo feito parte, como representante do Grupo Parlamentar do PSD, no Conselho Nacional de Alfabetização e Educação de Base de Adultos (CNAEBA), no final da década de 1970″.

Amélia de Azevedo nasceu em 5 de janeiro de 1930, militante n.º 120 do PSD, inscrita no partido desde 11 de julho de 1974, e era casada com Amândio de Azevedo, também fundador do PSD, ex-secretário-geral e ex-ministro do Trabalho e da Segurança Social no IX Governo Constitucional, refere ainda o partido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR