O Comando Territorial de Vila Real da GNR anunciou esta quinta-feira a detenção, na terça-feira, de uma mulher de 67 anos por um incêndio florestal no concelho, que teve origem numa queima que não estava autorizada.

A GNR esclarece, em comunicado, que a Equipa de Proteção Florestal do Núcleo de Proteção Ambiental de Vila Real apurou que “o incêndio teve origem numa queima de amontoados para eliminar sobrantes florestais, que não estava autorizada, a qual se terá descontrolado, provocando um incêndio que consumiu cerca de 0,16 hectares de mato”.

No decorrer das diligências policiais foi detida e constituída arguida a responsável pelo foco de incêndio.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Real.

Durante 2021, acrescenta a Guarda, o Comando Territorial de Vila Real identificou 83 suspeitos de incêndios florestais, dos quais oito foram detidos em flagrante.

A GNR alerta que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal e que a realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural “muito elevado” ou “máximo”, estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR