Um caça norte-americano no valor de 100 milhões de dólares (quase 90 milhões de euros) e recheado de tecnologia de ponta e altamente secreta caiu no mar da China. Agora os Estados Unidos estão numa corrida contra o tempo para recuperar o F-35C antes que a China tenha acesso à sofisticada tecnologia dos serviços secretos, noticiou o jornal The Guardian.

O caça embateu no porta-aviões Carl Vinson durante uma operação de rotina, na segunda-feira, e caiu ao mar. Seis marinheiros ficaram feridos e o piloto também ficou ferido, mas conseguiu ejetar-se antes de o F-35C cair na água.

O navio de resgate norte-americano pode levar mais de 10 dias a chegar ao local para recuperar os destroços do avião, dando tempo mais do que suficiente para os submarinos chineses o encontrarem e recuperarem primeiro.

A China, através do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Zhao Lijian, disse que tomou conhecimento da ocorrência, mas não tem interesse na aeronave e pede para que se tomem ações pela paz e estabilidade da região e não demonstrações de força.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR