Um surto com 23 casos positivos de infeção por SARS-CoV-2 foi detetado no centro de formação da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Portalegre, apurou o Observador junto de fonte oficial dos militares. Um total de 78 elementos estão em isolamento profilático na sequência deste surto ativo, mas 50 terminarão a quarentena e regressarão à atividade normal até ao próximo domingo.

Todos os formandos continuam a assistir às aulas através de uma plataforma online. Onze dos militares em isolamento cumprem a quarentena no próprio centro de formação por impossibilidade de se deslocarem para domicílio próprio. Até ao momento, nenhum dos infetados nesta cadeia de transmissão necessitou de acompanhamento hospitalar — todos estão a recuperar em casa ou nas instalações da GNR.

A cobertura vacinal contra a Covid-19 entre os guardas-provisórios é de 96%, em linha com a realidade nacional, avançou fonte oficial da GNR. Aos fins de semana, quando regressam ao centro de formação vindos de casa, todos os elementos são obrigados a fazerem um teste de despiste à infeção pelo coronavírus. O teste é repetido durante a semana sempre que se justifique — por exemplo, no caso de algum membro desenvolver sintomas sugestivos de Covid-19.

Em julho do ano passado, um surto de seis casos positivos foi detetado neste mesmo centro de formação, que reúne cerca de 300 formandos. Também nessa altura, e enquanto o surto permaneceu ativo, o curso passou a ser lecionado à distância, tantos para os casos positivos, como para os contactos que necessitavam de isolamento (32 pessoas, à época).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR