As fortes chuvas que têm atingido o estado brasileiro de São Paulo, o mais populoso do país, causaram pelo menos 24 mortos, incluindo oito crianças, e cerca de 1.546 famílias sem abrigo ou desalojadas, informaram esta segunda-feira fontes oficias.

Chuvas intensas atingem o estado mais populoso do Brasil desde o último fim de semana, provocando transbordo de rios, deslizamentos de terra e inundações em várias localidades, o que obrigou à retirada de cerca de 660 famílias das suas casas.

De acordo com o último balanço do Governo de São Paulo, pelo menos cinco pessoas estão desaparecidas e nove ficaram feridas, além das 24 cujas mortes já foram confirmadas pelas autoridades.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres informou que a cidade de São Paulo e o interior do estado seguem em alerta nesta segunda-feira, com alto risco de inundações e deslizamentos de terra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

São Paulo é o mais rico e populoso estado do Brasil, com cerca de 46 milhões de habitantes, população semelhante à de países inteiros como Espanha e Argentina.

No domingo, o governador do estado de dão Paulo, João Doria, sobrevoou regiões das cidades de Francisco Morato, Franco da Rocha e Caieiras, que foram duramente atingidas pelas tempestades e estão localizadas na região metropolitana da cidade de São Paulo.

O governador paulista também anunciou a libertação imediata de 15 milhões de reais (2,5 milhões de euros) para um total de 10 cidades, em diversas regiões do estado, para auxiliar as prefeituras na recuperação urbana e social.

As tempestades costumam ser comuns durante o verão austral brasileiro, ou seja, entre os meses de dezembro e março, embora nos últimos anos se tenham intensificado.

Notícia atualizada às 20h40