A Ucrânia surpreendeu esta segunda-feira, em Amesterdão, o Cazaquistão, impondo-se por 5-3, nos quartos de final do Europeu de futsal, podendo agora encontrar a Rússia numa explosiva meia-final, na sexta-feira.

Ao início da tarde, Portugal, que defende o título, teve mais problemas do que seria de esperar para superar a Finlândia, por 3-2, e espera agora pelo vencedor do Espanha-Eslováquia de terça-feira.

Afonso, um ai Jesus para Ricardinho ver ao vivo: Portugal vence Finlândia e está nas meias do Europeu de futsal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para seguir em frente, a poderosa Rússia, terceira na edição anterior, precisa de bater a Geórgia, também na terça-feira.

Tudo aponta agora para um eletrizante Rússia-Ucrânia, com um enfoque muito especial face à tensão internacional entre os dois países, com tropas em estado de alerta dos dois lados da fronteira, com receios de invasão por parte dos russos.

Os dois jogos desta segunda-feira foram disputados no Ziggo Dome Arena de Amesterdão, disputando-se primeiro o compromisso dos lusos, campeões de Mundo e da Europa.

Portugal teve mais dificuldade do que poderia esperar, ante a Finlândia, triunfando pela margem mínima.

Afonso Jesus, aos quatro e 15 minutos, e Miguel Ângelo, aos 30, marcaram os golos da formação das quinas, que ao intervalo já vencia por 2-1, enquanto Miika Hosio, aos 10, e Panu Autio, aos 27, faturaram para os nórdicos.

O cinco de Jorge Braz vai disputar na sexta-feira o acesso à final, novamente em Amesterdão, face ao vencedor do embate entre a Eslováquia e a Espanha, sete vezes campeã e finalista derrotada na edição anterior.

Portugal conquistou o seu primeiro cetro europeu em 2018, na Eslovénia, ao vencer na final a Espanha por 3-2, após prolongamento.

A fechar a jornada desta segunda-feira, o Cazaquistão não conseguiu confirmar o favoritismo e acabou por perder com clareza com os ucranianos, por 5-3.

Nas cinco edições anteriores, a Ucrânia tinha ficado pelos quartos de final, mas esta segunda-feira finalmente quebrou o enguiço, com um triunfo seguro, em jogo que se começou a definir no arranque da segunda parte.

Shoturma (14), Korsun (24) e Zvarych (29) deram à Ucrânia uma vantagem confortável, antes de Douglas Júnior (33) reduzir para 3-1.

Em dois minutos apenas, mais dois golos para cada lado: Razuvanov e Lebid aos 38, para a Ucrânia, e para o Cazaquistão Orazov (37 e 39), que assim sobe à liderança dos marcadores do torneio, com sete golos.