A Universidade do Nebraska-Lincoln mudou o gesto de mão da mascote passados mais de 47 anos, já que atualmente é associado a grupos racistas.

A imagem original apresenta uma versão de Herbie Husker a fazer o gesto internacionalmente usado para comunicar a ideia de “OK”: os dedos polegar e indicador a fazer um “O”, com os restantes três dedos levantados. Agora, a mascote será retratada apenas com o dedo indicador levantado, a significar “número 1”, confirmou a universidade este domingo.

Gesto do Movimento Zero tem ligações à extrema-direita? Membros do grupo rejeitam associação

Quem chamou a atenção para isto foi o fornecedor de roupas, avança a universidade em comunicado, citado pela NBC News. “O processo de mudança do logótipo começou em 2020 e atualizamos as nossas diretrizes de marca em julho de 2021”, lê-se.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A sugestão foi levantada em setembro pela organização norte-americana Liga de Anti-Difamação (ADL na sigla original), de combate ao anti-semitismo e a crimes de ódio. Nessa altura, a ADL decidiu incluir o gesto na sua base de dados intitulada “Ódio em exposição”, que funciona como uma espécie de catálogo de gestos e imagens associados à extrema-direita. Inclui símbolos como a suástica e as vestes brancas dos membros do KKK.

No início seria só uma “farsa”, porém a ADL crê que, em algum momento, alguns membros “abandonaram a intenção irónica ou satírica detrás do trolling original e usaram o símbolo como uma expressão sincera da supremacia branca”.

No entanto, o símbolo é um gesto transversal a culturas e existe há séculos, pelo que na maioria dos casos não terá qualquer conotação racista.