A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR da Figueira da Foz anunciou esta terça-feira a apreensão de cerca de duas toneladas de biqueirão, por ter sido ultrapassado o limite diário de captura permitido por lei.

A apreensão decorreu na manhã de segunda-feira e foi levada a cabo pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, no âmbito de uma ação de fiscalização no porto de pesca da Figueira da Foz.

Em declarações à Lusa, o comandante de Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, Cristiano Simões, explicou que se registou “um desrespeito pelas regras de captura de biqueirão, que tem uma quota de 2.225 quilos”.

“Assistimos e fiscalizamos à descarga de peixe e venda em leilão e, neste caso, detetou-se uma embarcação que ultrapassou a quota. Procedeu-se à apreensão do pescado excedente: 2.025 quilos de biqueirão”, referiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nesta ocasião foi também identificado o mestre da embarcação de pesca, um homem de 76 anos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação, por ultrapassar os limites de captura legalmente fixados.

Esta infração é punível com uma coima que vai dos 600 euros até a um máximo de 37.500 euros.

O pescado apreendido foi submetido a verificação higiossanitária, sendo depois entregue a várias instituições de solidariedade social.