Em 2016, na Escócia, David Goodwillie foi considerado culpado de ter violado uma rapariga cinco anos antes. Por se tratar de uma acusação civil, levada a cabo pela própria vítima, Goodwillie não foi condenado a qualquer pena de prisão efetiva e limitou-se a pagar 100 mil libras pelos danos causados. Agora, David Goodwillie foi contratado pelo Raith Rovers, um clube do segundo escalão do futebol escocês — e a reação do universo ligado da equipa não poderia estar a ser pior.

O avançado de 32 anos, que é internacional pela Escócia, foi associado ao Raith Rovers ao longo das últimas semanas e os adeptos, assim como a grande maioria dos funcionários do clube, foram demonstrando preocupação com a possibilidade de este acabar mesmo por ser contratado. Quando a hipótese se tornou uma realidade, na segunda-feira, a capitã da equipa feminina anunciou que vai rescindir por não querer “ter nada a ver” com David Goodwillie.

“Depois de 10 longos a jogar pelo Raith, é devastador que tenha de desistir agora porque decidiram contratar alguém assim. Não quero ter nada a ver com isto! Foi bom ser capitã do Raith enquanto durou”, escreveu Tyler Rattray no Twitter. Já Val McDermid, autora de vários bestsellers e conhecida adepta do Raith Rovers, garantiu que vai terminar todas as ligações que a uniam ao clube — incluindo o facto de o seu site pessoal ser o principal patrocinador nas camisolas da equipa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esta manhã, terminei o meu apoio ao Raith Rovers, que tinha durado durante toda a minha vida, depois da contratação do violador David Goodwillie. Cancelei o patrocínio da camisola da próxima temporada depois desta transferência nojenta e miserável. Isto destrói qualquer ideia de comunidade ou de clube de família. O Goodwillie nunca expressou qualquer réstia de remorsos pela violação que cometeu. A sua presença em Starks Park é uma mancha para o clube. Vou rasgar o meu bilhete de época. Isto parte o meu coração e o de muitos outros adeptos”, adiantou a escritora, também no Twitter.

Entretanto, o treinador do Raith Rovers procurou evitar as polémicas e limitou-se a dizer que David Goodwillie tem “provas dadas como goleador”. “Contratá-lo vai ser crucial na demanda do clube para chegar à Premiership. É uma grande contratação para o Raith Rovers, enquanto clube, porque o David é o melhor marcador em toda a Escócia”, explicou John McGlynn, referindo-se ao facto de o clube estar na corrida pela promoção ao principal escalão do futebol escocês. Já o próprio Raith Rovers, em comunicado, lembrou que o avançado já tinha representado o clube anteriormente e garantiu que “respeita por completo” as críticas à contratação.

Embora reconheçamos a gravidade do que aconteceu há 10 anos, enquanto clube apoiamos e encorajamos por completo a reabilitação, e muitos fatores influenciaram esta contratação. Mas, antes de tudo o resto, esta foi uma decisão relacionada com futebol”, pode ler-se na nota do emblema de Fife.

David Goodwillie começou a carreira no Dundee United, onde realizou toda a formação e até conquistou uma Taça da Escócia, e passou então pelo Raith Rovers a título de empréstimo em 2007/08. Seguiu-se o Blackburn Rovers, com novas cedências ao Crystal Palace, ao próprio Dundee e ao Blackpool, e depois o Aberdeen e o Plymouth Argyle. Antes de assinar pelo Raith Rovers, o avançado estava há cinco épocas no Clyde, que atualmente atua no terceiro escalão do futebol escocês.

Em janeiro de 2011, quando ainda estava no Dundee, David Goodwillie e o colega David Robertson foram acusados de violar Denise Clair. Devido a falta de prova, o Ministério Público escocês acabou por não prosseguir com uma acusação criminal. Já em 2016, Clair avançou com um processo civil contra Goodwillie e Robertson, algo que nunca tinha acontecido na Escócia, e um juiz determinou que os dois jogadores eram culpados de violação, ordenando o pagamento de 100 mil libras em compensações. David Robertson acabou a carreira e David Goodwillie deixou o Plymouth Argyle, onde jogava na altura, assinando depois pelo Clyde. Os dois atletas ainda recorreram mas, em novembro de 2017, três juízes voltaram a dar razão a Denise Clair.