Pelo menos 10 pessoas morreram e três foram resgatadas com vida no colapso de uma mina artesanal de carvão na província de Baghlan, no norte do Afeganistão, indicaram esta quinta-feira as autoridades locais.

“Treze pessoas ficaram presas debaixo do solo após o colapso, das quais três foram resgatadas e 10 morreram”, disse à France-Press Maulvi Asadullah Hashemi, diretor de informação e cultura da província de Baghlan, onde o acidente ocorreu na quarta-feira.

Segundo um residente local, após a tomada do poder pelos talibãs em agosto, a maioria dos jovens partiu para o Irão ou para a Turquia para encontrar trabalho, e alguns dos que permaneceram trabalham em minas de pequena escala onde o risco de acidentes é elevado.

Afeganistão: talibãs culpam comunidade internacional pela crise económica

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda segundo Hashemi, o acidente aconteceu quando os 13 operários, que não eram profissionais especializados na extração de carvão, estavam a trabalhar “sem a coordenação da equipa profissional”. Nos últimos anos, o país registou vários acidentes nesses locais.

Em junho de 2020, uma explosão de gás numa mina de carvão na província de Samangan, no norte do país, matou sete pessoas.

No ano anterior, pelo menos 30 faleceram no colapso de uma mina de ouro na província nordeste de Badakhshan.

O país possui minas de carvão, ferro, mármore e ouro, mas os mineiros trabalham frequentemente sem equipamento adequado ou formação em segurança.