A Mastaba, o projeto que os artistas Christo e Jeanne-Claude idealizaram em 1977, será construído num lugar sem nome no deserto de Abu Dhabi, a 160 quilómetros a sul da cidade de Liwa. Será a única obra de arte pública do par de artistas e, além disso, a maior já construída e não efémera — vem para ficar. Após a aprovação do governo, o período de construção durará pelo menos três anos.

Mas, afinal, quão grande será o projeto de Christo e Jeanne-Claude? Há medidas exatas: 150 metros de altura, 300 metros de comprimento nas paredes verticais por 225 de largura nas inclinadas de 60 graus, segundo a Fundação dos artistas. A altura é ligeiramente superior à da Grande Pirâmide de Gizé, que mede 146 metros.

Abu Dhabi vai erguer no deserto a maior obra pensada por Christo e Jeanne-Claude

A estrutura será composta por 410.000 peças descritas como barris de aço e multicoloridos – com o propósito de criar um mosaico colorido, ecoando a arquitetura islâmica. As cores e a localização foram escolhidas em 1979, quando o casal visitou os Emirados Árabes Unidos pela primeira vez.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A fundação pública Abu Dhabi Music & Arts Foundation, que não divulgou o investimento previsto, é o promotor do projeto. Sabe-se apenas que será auto financiado e não exigirá financiamento do estado.

Durante anos, os artistas trabalharam na viabilidade estrutural deste trabalho, contratando separadamente professores de engenharia de várias universidades — os estudos acabaram por ficar a cargo da Universidade de Hosei em Tóquio (Japão), que apresentou entre 2007 e 2008 o conceito tecnicamente mais sólido e inovador — assim como analisaram os benefícios sociais e económicos.

Respeitando os desejos de Christo, A Mastaba será executada pelo seu sobrinho Vladimir Yavachev, que trabalhou com os artistas durante mais de três décadas e, mais recentemente, dirigiu a obra L’Arc de Triomphe, Wrapped.