O anúncio foi feito pela NASA esta semana: depois de cessar funções em 2030, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) vai dirigir-se ao seu destino final, uma zona remota do Oceano Pacífico.

O ‘enterro aquático’ vai acontecer em janeiro de 2031, quando a ISS for retirada de órbita, ao fim de mais de 30 anos de funcionamento. Uma vez desativada, a estação espacial vai cair a pique e mergulhar em Point Nemo, a mais de 2.700 quilómetros de distância de qualquer território — uma zona já conhecida como ‘cemitério espacial’, onde estações espaciais, antigos satélites e outros destroços espaciais vão parar.

Esta zona é “o lugar mais distante de qualquer civilização humana que se pode encontrar”, explicou a NASA.

A ISS, com um tamanho semelhante ao de um campo de futebol, orbita a Terra uma vez a cada 90 minutos, e tem sido continuamente ocupada por astronautas desde novembro de 2000.

Em setembro, um engenheiro russo alertou para a presença de pequenas fissuras, que se poderiam agravar com o tempo, gerando-se preocupação com o estado do equipamento.

A estação espacial foi originalmente concebida para operar 15 anos, mas a NASA acabou por decidir prolongar o seu funcionamento até ao fim de 2030.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR