Nos últimos dois meses, cabras-montesas foram abatidas na serra do Gerês por caçadores-furtivos que fazem negócio com as cabeças dos animais, revela o Jornal de Notícias.

A denúncia partiu do Grupo Gerês depois de terem sido encontrados os corpos de dois machos desta espécie abatidos a tiro e sem cabeça, entre o fim de dezembro e início de janeiro, na zona fronteiriça do Parque Nacional da Peneda-Gerês e do Parque Natural da Baixa Limia – Serra do Xurés.

O caso está a ser investigados pela GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) reforçou a vigilância na zona.

As cabras-montesas são uma espécie protegida, o seu abate é proibido em Portugal, mas em Espanha é possível segundo autorização das autoridades locais. As cabeças destes animais podem atingir um valor de cinco mil euros em território nacional ou sete mil euros no país vizinho.

Mais tarde foi foi encontrada uma terceira cabra, mas morta por lobos e só depois é que a cabeça foi cortada para venda, continua o jornal, pelo que este caso não é objeto de investigação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR