Darwin Núñez foi para a seleção a marcar e voltou da seleção com mais um (grande) golo, reforçando o estatuto de melhor marcador da Liga. Gonçalo Ramos marcou o seu quarto golo no Campeonato e festejou pela primeira vez em jornadas consecutivas. Everton voltou a marcar e assistir no mesmo jogo, estando nos três golos do Benfica em Tondela. À exceção de Rafa, de novo apagado e a jogar menos por dentro do que é habitual, todos os elementos do ataque dos encarnados tiveram uma noite para recordar no regresso da equipa ao 4x4x2 e foi a equipa que mais beneficiou da inspiração dos elementos do ataque dos encarnados.

Três Ramos pela paz de uma equipa a jogar pelo Benfica e não para o Benfica (a crónica de uma vitória em Tondela)

Depois de duas derrotas seguidas, entre a final da Taça da Liga frente ao Sporting e a receção na Luz ao Gil Vicente para o Campeonato, o Benfica voltou aos triunfos, manteve as distâncias para os principais rivais das posições cimeiras da prova que se vão defrontar na próxima jornada e conseguiu também recuperar o estatuto de melhor ataque da competição com 56 golos (mais um do que o FC Porto), naquela que foi já a quinta partida como visitante em que os lisboetas marcaram três ou mais golos esta época. Ainda assim, e dentro desses registos, Nelson Veríssimo ficou sobretudo satisfeito com a resposta da equipa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Fizemos aquilo que nos competia, que era vir aqui a Tondela e ganhar o jogo. Obviamente que sabíamos que íamos encontrar uma equipa que nos causaria problemas mas tenho de dar os parabéns aos nossos jogadores pela forma como têm vindo a trabalhar ao longo destas semanas e pela forma como abordaram o jogo desta noite. A vitória é inquestionável, jogámos um futebol muito positivo, conseguimos materializar isso em golos e agora temos de continuar o nosso processo. Sabemos que nem tudo está bem como tenho vindo a referir mas temos de olhar para nossa forma de jogar e saber que há coisa que temos de melhorar. Isso hoje foi mais notório”, começou por referir na zona de entrevistas rápidas da SportTV.

“Tem a ver com tudo, tem a ver com o dia a dia, tem a ver com a forma como os jogadores se entregam, com aquilo que são as propostas de treino e de jogo. Sabemos que, em função daquilo que era a forma de jogar desta equipa, fomos pedindo coisas diferentes e naturalmente que temos de dar algum tempo para que essas dinâmicas e essas rotinas sejam criadas. É um processo que tem vindo a ser feito com o comboio em andamento mas é a nossa realidade e o caminho que temos de fazer. Gostaria de voltar a sublinhar sobretudo a forma como os nossos jogadores se entregaram, se empenharam, a forma como os que estiveram lá dentro e os que estiveram fora não tendo oportunidade de jogar se entregaram ao jogo. Agora é continuar o nosso caminho”, prosseguiu, antes de falar sobre o futuro da equipa.

“Sofremos um golo de bola parada, é um facto e é um dos aspetos que temos vindo a trabalhar, mas a nossa exibição não pode ficar manchada por isso, tudo aquilo que fizemos aqui em Tondela. Mas é uma situação que temos de continuar a trabalhar porque sofremos mais um golo assim, é treino. Sobre o futuro? O nosso próximo desafio agora é o Santa Clara em casa. O que temos falado entre nós é a questão do jogo a jogo, o objetivo passa agora por chegar ao segundo lugar, sabemos que precisamos ter uma consistência naquilo que são as nossas exibições e em termos de resultados e é esse caminho que temos de seguir”, concluiu Nelson Veríssimo, analisando o jogo com os açorianos numa ronda com FC Porto-Sporting.

Já na conferência, Veríssimo fez questão de defender André Almeida (perante uma pergunta direta) e Pizzi (sobre a provável transferência) das críticas que têm vindo a público nas últimas semanas.

“Não preciso estar aqui a recordar mas o André é uma das figuras da equipa, é um jogador com muitos anos e muitos títulos nesta casa, um jogador pelo qual temos uma estima enorme pelo passado que tem e pelo que representa na equipa. Não podemos avaliar a importância de um jogador pelo facto de jogar muito ou pouco, é importante dentro do seio da equipa. Forma física nem falo, não tem significado. Dentro da sua importância, que é muita, faz parte dos 25 jogadores mais guarda-redes e a partir daí tomo as decisões de acordo com o entendimento do que é o melhor para o jogo, só isso”, realçou o técnico.

Veríssimo confirma que Pizzi tem proposta de um clube da Turquia

“Todos os jogadores que estejam no plantel encaixam-se em qualquer sistema. Em relação ao Pizzi, na linha daquilo que aconteceu com outros jogadores, teve uma proposta para seguir a carreira noutro clube e com outros objetivos, foi entendimento dele que deveria aceitar ou pelo menos ouvir esse proposta, só isso… Mas voltando ao Pizzi, na mesma linha do André, e nestas coisas não podemos ficar indiferentes, o Pizzi é um jogador com muitos anos no Benfica, conquistou muitos títulos, teve importância nos momentos em que jogou e não jogou e não podemos avaliar a importância dos jogadores por jogarem muito ou pouco e o Pizzi, como o André, não jogando muito não quer dizer que não fosse importante”, reforçou.

Também o regressado Darwin Núñez destacou a importância do triunfo dos encarnados, relativizando o peso que a sua chegada teve na equipa. “Foi uma vitória muito importante, fora de casa. Fizemos um grande jogo. Depois do último jogo, a equipa mudou a cabeça e neste jogo viemos com uma cabeça totalmente diferente, com vontade de ganhar e levar os três pontos para casa. Regresso? Aqui somos todos importantes, os que jogam e quem está no banco. Estamos todos a remar para o mesmo lado. Nenhum é mais que outro. Somos todos iguais. Sabemos que estamos numa situação muito difícil, mas o apoio deles em cada jogo é preciso. É ir jogo a jogo e no fim da temporada vê-se o que irá acontecer”, comentou.