Uma reportagem da cobertura da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, por parte do canal News Asia, está a ser vista como um ato revolucionário em Singapura.

Não é a peça jornalística em si, contudo, que está a impactar o país, mas sim dois homens que aparecem a beijar-se num bar de Pequim durante a reportagem. Isto porque em Singapura, a homossexualidade é ilegal, sendo que a transmissão de conteúdo que evidencie a relação passional entre duas pessoas do mesmo sexo é crime.

Embora o vídeo publicado na site do canal de notícias asiático não apresente o momento do beijo, um vídeo na rede social Tik Tok onde o momento de intimidade é evidente já foi visto mais de 825 mil vezes. Na rede social Weibo, uma aplicação semelhante ao Twitter utilizada na China, o vídeo tornou-se igualmente viral.

@starrie7777

they can’t censor the ending pose ????????️‍????????️‍⚧️????#singapore #channelnewsasia #cna #lgbt #lgbtq #gay #gaykiss #slay #beijing2022 #winterolympics

♬ Unstoppable – Sia

Singapura é considerado um país desenvolvido, mas somos muito retrógrado em relação aos direitos LGBT”, afirmou ao The Guardian Jean Chong, cofundadora da Sayoni, organização de direitos LGBT.

As linhas guias que regulam os serviços de rádio de Singapura comparam conteúdos LGBT com “pedofilia e incesto”. Assim, os programas que se refiram à comunidade LGBT “devem ter um tratamento que não promova, justifique ou incentive de forma alguma tais estilos de vida”.

Na China, a homossexualidade foi descriminalizada em 1997, mas continua a não ser permitido o casamento de pessoas do mesmo sexo, além persistir um grande estigma em relação à comunidade LGBT.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR