786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

“Descanso na tua voz”: um convite para pisar o palco, parar o tempo e ouvir o outro num baloiço

Este artigo tem mais de 2 anos

Na peça que se estreia no Rivoli, no Porto, Diana Sá e a companhia Cão Danado convidam o público a fazer parte de sete histórias. A intenção é que nada mais aconteça enquanto se descobrem personagens.

A peça encenada por Diana Sá pretende aproximar o público do ator, numa comunicação intimista e sem artifícios ou personagens construídas
i

A peça encenada por Diana Sá pretende aproximar o público do ator, numa comunicação intimista e sem artifícios ou personagens construídas

José Caldeira/Rivoli

A peça encenada por Diana Sá pretende aproximar o público do ator, numa comunicação intimista e sem artifícios ou personagens construídas

José Caldeira/Rivoli

Sete baloiços, sete atores e sete histórias para descobrir. Assim se faz o novo espetáculo de Diana Sá, atriz e encenadora, que se juntou à companhia famalicense Cão Danado, naquela que é a segunda criação onde explora a proximidade entre o público e o ator.

“No primeiro espetáculo fi-lo através telefones, neste tentei trabalhar um formato de maior proximidade. Esta pandemia levou-me a pensar na partilha, não de uma forma coletiva, mas de uma maneira mais individual. Sinto que fomos bombardeados com números e gráficos, uma comunicação muito homogénea, onde se fala em massa e para massas. Senti necessidade e vontade de criar um elo mais intimista e um espaço cénico que propõe um jogo em que o público também faz parte desse jogo e de toda a narrativa”, explica a encenadora ao Observador.

Em “Descanso na tua voz”, o espectador é convidado a subir ao palco do Rivoli e a sentar-se num dos sete baloiços de madeira disponíveis, rodeados por focos de luzes coloridas, emoldurados por uma estrutura metálica que balança entre a prisão de uma jaula ou uma gaiola e a intimidade ou o secretismo de um confessionário. À sua frente estará um ator, também ele sentado, que lhe contará uma história.

Em sessões de 45 minutos, a liberdade e autonomia do espectador em cima do palco é quase total

José Caldeira/Rivoli

“Os textos são do Eduardo Brito e são bastante flexíveis, há espaço para promover o diálogo e qualquer tipo de interação. Não é obrigatório, mas existe uma margem para que isso aconteça”, esclarece Diana Sá, acrescentando que a escolha de usar baloiços em palco não foi por acaso. “Os baloiços dão ritmo à conversa, podem parar ou seguirem mais agitados. Qualquer movimento se reflete na pessoa que está a ouvir, há uma contaminação física no corpo do outro sem existir qualquer tipo de toque e isso interessou-me.”

Os vários tipos de queijo, o relato de um jantar que não correu como esperado, uma enumeração de hábitos e rotinas ou a explicação detalhada do novo conceito de “outrificação”, onde o preconceito, o racismo e a intolerância são pilares, são alguns temas que mergulham nestes monólogos. “Não há um fio condutor ou uma coerência entre eles, o que os liga é o espaço cénico que é comum aquelas figuras e aquelas vozes. Não são relatos biográficos, partem de ideias e de experiências dos próprios atores, que foram debatidas em cima da mesa num trabalho colaborativo.”

O elenco tem idades e nacionalidade diferentes, não se trata de uma estratégia pensada ou um manifesto de representatividade, apenas de uma vontade artística de usar vários universos e referências em palco. Os sete atores — Célia Fechas, Flávio Catelli, Gonçalo Fonseca, José Ribeiro, Maria Inês Peixoto, Sara Costa, Valdemar Santos — estão despidos de maquilhagem, adereços, tiques ou qualquer tipo de caracterização. “Gosto da ideia do público vir falar com uma pessoa e não com um personagem, aliás, não há construção de personagem”, sublinha a encenadora.

Mais recentemente, Diana iniciou a sua pesquisa como criadora tendo como mote a democratização da palavra escrita para teatro

José Caldeira/Rivoli

Durante 45 minutos, a liberdade e a autonomia do espectador é total, pode escolher percorrer todos os baloiços e ouvir todas as histórias, permanecer apenas num e ouvir várias vezes o mesmo texto, não se sentar em nenhum e observar a cena na lateral do palco ou abandonar a sala quando quiser. “Mais do que vierem assistir a um espetáculo, vêm visitar um espaço cénico sem imposições, ao mesmo tempo que se apropriam deste objeto artístico.”

Além de trabalhar a proximidade, num tempo em que ela é quase proibida, Diana Sá pretende parar o tempo e dar prioridade ao verbo escutar. “É importante termos tempo para ouvir o outro, mesmo que não nos identifiquemos com nada do que ele diz, neste exercício de escuta também ganhamos alguma coisa como pessoas. Hoje estamos demasiado presos a nós próprios e às nossas ideologias, o que é bom por um lado, mas por outro há que ter disponibilidade para o outro, porque a diversidade ensina-nos sempre qualquer coisa.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos