O Museu de História Natural de Londres divulgou esta quarta-feira o nome do fotógrafo vencedor do concurso Wildlife Photographer of the Year de 2021, na categoria de Escolha do Público.

A foto escolhida pelo público, de entre um leque de 25 fotos que estiveram sob votação até dia 2 de fevereiro, é da autoria de Cristiano Vendramin, e chama-se “Lago de Gelo” — do inglês “Lake of Ice”.

A foto foi tirada durante uma visita ao Lago de Santa Croce, no norte de Itália, em 2019, quando Cristiano reparou que a altura particularmente alta do nível da água cobria parcialmente as árvores do lago. A foto foi dedicada por Cristiano Vendramin a um amigo falecido que gostava particularmente do lago.

Espero que a minha fotografia incentive as pessoas a compreenderem que a beleza da natureza pode ser encontrada em todo o lado à nossa volta, e que podemos ser surpreendidos por muitas paisagens tão perto das nossas casas”, afirmou o fotógrafo, citado num comunicado de imprensa enviado às redações.  “Acredito que ter uma relação diária com a natureza é cada vez mais necessário para ter uma vida saudável e serena.”

Para o diretor do Museu de História Natural, Douglas Gurr, a fotografia “Lago de Gelo” simboliza o impacto positivo que a natureza pode ter nas nossas vidas, ao mesmo tempo que pode tornar-se um meio de conforto e um lugar onde é possível refletir no passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os dois últimos anos redefiniram o que realmente importa na vida, as pessoas e os ambientes que desempenham um papel crucial nos nossos ecossistemas pessoais. Espero que quem olhar para esta paisagem congelada no tempo, seja relembrado da importância de uma conexão com o mundo natural e os passos que devemos todos dar para o proteger”, afirmou o diretor do Museu de História Natural de Londres.

Além da fotografia vencedora, as outras quatro mais votadas vão integrar a exposição da Wildlife Photographer of the Year no Museu de História Natural.

Português João Rodrigues premiado no Wildlife Photographer of the Year. Fotografia com garoupas a desovar é a grande vencedora

“Abrigo da Chuva” — do inglês “Shelter from the rain” — é uma das quatro fotografias mais votadas, e foi tirada pela norte-americana Ashleigh McCord. Captada no Quénia, a foto retrata dois leões macho com as faces encostadas enquanto a chuva que caía pinta o resto da fotografia. “Esperança numa plantação queimada” (“Hope in a burned plantation”) da canadiana Jo-Anne McArthur, retrata um canguru com a sua cria durante os incêndios que devastaram a Austrália em 2020.

Já na fotografia “A águia e o Urso” (“The eagle and the bear”), do holandês Jeroen Hoekendijk e tirada no Alasca, uma cria de urso repousa no cimo de uma árvore, acompanhado por uma águia. “Dança na Neve”, de Qiang Guo, foi também uma das mais votadas. Na foto, em inglês “Dancing in the snow”, dois faisões disputam um lugar em cima de um tronco, por entre a queda de neve que pinta a foto em tons de branco.