Um homem, de 34 anos, foi detido em Lisboa e encontra-se em prisão preventiva por suspeita de oito crimes de roubo a vítimas que conhecia através de uma aplicação online de encontros, foi anunciado esta quarta-feira.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP revelou que o homem foi detido no sábado, através de mandado de detenção, por se encontrar indiciado de vários crimes de roubo realizados com recurso a arma branca.

Na aplicação de encontros online, “conquistava a confiança” das mulheres em “largos períodos de conversação” e troca de contactos pessoais, com o objetivo de convencer as vítimas a marcar encontros nas suas residências, explicou a PSP.

Ao chegar às suas casas, ameaçava-as e roubava dinheiro, chegando em algumas ocasiões a roubar também os seus telemóveis.

As autoridades estabeleceram a ligação do detido a pelo menos oito crimes de roubo na cidade de Lisboa, só no último mês de janeiro, tendo numa busca domiciliária apreendido uma das armas brancas utilizadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O homem, sem antecedentes criminais por este tipo de crime, foi presente na terça-feira a tribunal e foi-lhe aplicada a prisão preventiva como medida de coação.

A PSP termina a nota aconselhando os utilizadores de plataformas de encontros online a nunca partilhar informações pessoais com desconhecidos, como a morada de casa e emprego ou pormenores da sua rotina diária.

A polícia aconselha ainda a que, antes de um primeiro encontro presencial, haja uma conversa por videochamada e diz que, nas primeiras vezes, os encontros deverão ocorrer num local público e nunca em casa ou no domicílio da pessoa que se está a conhecer.

O caso português faz recordar o caso do “Impostor do Tinder”, que foi banido da aplicação por roubar mais de 10 milhões de dólares (cerca de 8.76 milhões de euros).

O vigarista do novo documentário da Netflix foi banido do Tinder, onde roubou mais de 10 milhões de euros