789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pandemia obriga o pub pais mais antigo do Reino Unido, com mais de mil anos, a fechar portas

Este artigo tem mais de 2 anos

Antes da pandemia, o Ye Olde Fighting Cocks encontrava-se já com algumas dificuldades financeiras, mas foi a crise sanitária da Covid-19 "foi devastadora" para o estabelecimento.

8 fotos

O pub mais antigo do Reino Unido, com mais de mil anos de História, foi a mais recente vítima do impacto que a pandemia teve no setor do turismo e da restauração, e o seu fecho foi anunciado na sexta-feira pelo atual gerente.

Christo Tofalli, gerente do Ye Olde Fightig Cocks, um pub localizado em St. Albans, no norte de Londres, entregou a licença do estabelecimento à respetiva administração, uma vez que, segundo publicado na rede social Facebook, “os últimos dois anos têm sido devastadores para a indústria da hospitalidade, e derrotaram-nos a todos, que temos dado o nosso melhor para garantir que este pub detentor de vários prémios poderia continuar a funcionar no futuro”.

O antigo gerente explicou que, antes da pandemia, o pub já se encontrava com algumas dificuldades financeiras, mas que a Covid-19 “foi devastadora e as nossas margens de lucro apertadas não nos garantiram um fundo de segurança”.

Escusado será dizer que estou de coração partido. Este pub tem sido muito mais do que apenas um negócio para mim, e sinto-me honrado em ter feito parte, ainda que de uma pequena parcela, da sua história”, afirmou Christo Tofalli.

Um porta-voz da Mitchells & Butlers, cervejaria que é detentora das instalações do Ye Olde Fucking Cocks, assegurou ao Washington Post que “este não seria o fim do pub“.

Estamos atualmente a explorar todas as hipóteses para o futuro do pub, e temos esperança de poder reabrir o pub sob nova gerência o mais cedo possível”, explicou o porta-voz da Mitchells & Butlers.

Entre 2008 e 2018, mais de 11 mil pubs fecharam as portas, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas do Reino Unido, o que terá reduzido o número total de bares existentes em mais de um quarto.

Lutas de galos e túneis usados por monges: a história do pub milenar

O início da história deste pub, segundo o site do Ye Olde Fighting Cocks, remonta ao ano de 793. A estrutura que serve atualmente de bar, contudo, foi apenas erguida no século XI.

A Catedral de St. Albans, que é do outro lado da rua, está conectada ao pub através de túneis subterrâneos, que vão dar à cave onde é armazenada a cerveja. Estas passagens seriam aparentemente utilizadas pelo monges que residiam, não na catedral, mas na abadia que funcionou no mesmo local até à sua extinção em 1539.

O nome do estabelecimento, que em inglês significa “os vossos galos lutadores”, advém das lutas destes animais que eram organizada dentro pub no final do século XIX e início do século XX.

A estrutura principal do pub, de forma octogonal, foi ainda palco de outra espécie de aves. O edifício original foi utilizado como pombal medieval, pelo que vários recantos utilizados para repouso dos pombos são ainda identificáveis no interior do pub.

Até ao ano 2000, o Ye Olde Fighting Cocks detinha o recorde do Guiness de pub mais antigo. Contudo, como o Guiness World Records explicou ao Washington Post, o título foi suspenso “quando ficou claro que não era possível verificar a sua veracidade por completo”.

“Mesmo quando publicámos a informação a este respeito no passado, nunca conseguimos afirmar definitivamente qual seria o pub mais antigo do país, uma vez que a idade e uso histórico dos edifícios é, em muitos casos, incerta.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora