O norte-americano Nathan Chen sagrou-se esta quinta-feira campeão olímpico de patinagem artística nos Jogos Pequim2022, numa prova em que japonês Yuzuru Hanyu falhou o objetivo de se tornar o primeiro patinador conseguir três títulos consecutivos desde 1928.

Chen, de 22 anos, redimiu-se do quinto lugar alcançado nos Jogos Pyeongchang2018, e partilhou o pódio com os japoneses Yuma Kagiyama e Shoma Uno, medalhas de prata e bronze, respetivamente.

Yuzuru Hanyu, que sonhava igualar o feito do patinador sueco Gillis Grafstrom, que em 1928 conseguiu o terceiro título olímpico consecutivo, foi apenas quinto.

Ainda na patinagem artística, foi suspensa a cerimónia de entrega do concurso de equipas femininas, no qual a Rússia alcançou o ouro, depois, segundo a imprensa, Kamila Valieva, de 15 anos, ter testado positivo para um medicamento cardíaco proibido, antes da chegada aos Jogos Pequim2022, noticiaram os media russos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Valieva, atual campeã europeia que, tal como os seus compatriotas compete em Pequim sob a égide do Comité Olímpico Russo devido ao escândalo de doping que abalou o país, fez manchetes em todo o mundo quando realizou na capital chinesa pela primeira vez na história um salto quádruplo.

Na pista de Yanging, o austríaco Johannes Strolz, de 29 anos, sagrou-se campeão olímpico de combinado de esqui alpino, repetindo o feito alcançado pelo pai, Hubert, nos Jogos Calgary1988, e sucedendo ao compatriota Marcel Hirscher, recordista de vitórias em provas da Taça do Mundo.

Strolz, que aos 29 anos somava apenas um triunfo em taças do Mundo, partilhou o pódio com o norueguês Aleksander Aamodt Klide, segundo, e com o canadiano James Crawford, terceiro.

Nos 10 quilómetros de estilo clássico do esqui de fundo, a norueguesa Therese Johaug conquistou o ouro, que juntou ao conquistado na prova de esquiatlo, e aumentou para cinco o seu pecúlio de medalhas olímpicas.

Jaqueline Mourão, que na terça-feira se tornou a brasileira com mais participações em Jogos Olímpicos, com oito presenças, terminou a prova no 82.º lugar.

Aos 46 anos, Jaqueline Mourão soma três participações em Jogos de Verão, em provas de ciclismo de cross-country, e cinco em Jogos de Inverno.