787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Um milhão de árvores abatidas todos os anos para mercado de papel higiénico em Portugal, país que mais o gasta

Este artigo tem mais de 2 anos

Um português usa em média 11 300 rolos na vida toda: valor recorde entre todas as nacionalidades analisadas. Por ano gasta 137 rolos, estando apenas à sua frente o típico norte-americano.

A compra de papel higiénico
i

Os números revelados pelo estudo têm em conta que 70% da população mundial não usa papel higiénico

Getty Images

Os números revelados pelo estudo têm em conta que 70% da população mundial não usa papel higiénico

Getty Images

Quase um milhão de árvores têm de ser cortadas todos os anos para abastecer o consumo de papel higiénico em Portugal — o valor exato é 931 299 árvores –, conclui um estudo da empresa de design de casas de banho QS SuppliesNo fim da vida, o típico português terá usado cerca de 11 300 rolos: é o valor recorde entre todas as nacionalidades analisadas. Por exemplo, um nigeriano usa apenas três rolos durante a vida inteira.

Quando examinado o consumo de papel higiénico por pessoa a cada ano também aqui Portugal está no pódio: com 141 rolos, o norte-americano arrecada o primeiro lugar, segue-se então o português, ao contabilizar por ano 137 rolos, e a Alemanha fica na terceira posição, totalizando 134. Se estes rolos fossem convertidos em quilómetros, seriam mais de mil, valor que é superior ao comprimento do Reino Unido.

Visualizando o mapa, percebe-se que só o Reino Unido e a Bélgica se aproximam desses dados: um habitante daqueles países gasta rolos por ano capazes de percorrer 950 e 902 quilómetros, respetivamente. Já vendo o pódio ao contrário, a diferença é abismal: a Nigéria só atinge os cinco quilómetros, a Indonésia percorre 26 quilómetros e a Roménia não chega sequer aos 50 quilómetros, somando apenas 49 quilómetros.

Quilómetros do uso de papel higiénico

QS Supplies

Rumo ao continente asiático, é lá que se encontra, contudo, o país que no seu todo mais utiliza papel higiénico por ano: a China gasta mais de 4 mil milhões de milhas (cerca de 6 milhões de quilómetros), maior que a distância que separa a Terra de Neptuno, ficando bem próxima de Plutão. O Japão, a Alemanha e os Estados Unidos chegariam a Júpiter, porém na corrida espacial Portugal está mais atrás, não atingindo sequer a distância até ao Sol. E há outro dado curioso: esticado, o uso anual de papel higiénico no Reino Unido daria “combustível” suficiente para ir a Marte e regressar.

Mas, afinal, se um norte-americano gasta em média mais rolos do que um chinês, porquê que os EUA não ganham a corrida espacial? Mesmo com cada norte-americano a utilizar 141 rolos por ano e o chinês a gastar 49, a justificação está na população: a da China é quatro vezes superior à dos EUA.

Uma única (grande) árvore fornece até 1.500 rolos deste material por ano, refere o estudo. Nos EUA, tal é suficiente para 10 pessoas e, como consequência, no total mais de 31 milhões de árvores são cortadas por ano para satisfazer as necessidades de limpeza deste país. No entanto, novamente, é a China quem leva o troféu: abatem 47 milhões de árvores por ano. No ano passado as autoridades chinesas foram criticadas por instalarem tecnologia de reconhecimento facial em casas de banho públicas, com o objetivo de limitar o uso individual de papel higiénico, como noticiava na altura o South China MorningPost.

Todavia, da Austrália vêm boas notícias: num país onde cada cidadão usa 88 rolos por ano, apenas são precisas 1.5 milhões de árvores, necessitando aproximadamente de uma floresta com o tamanho do aeroporto de Sydney para dar resposta à procura deste produto.

Dados os resíduos criados e a desflorestação intensiva — que liberta mais de 26 milhões de toneladas métricas de CO2 e deixa 90% da terra estéril –, investir num bidé é a solução mais ecológica, sugere o estudo, acrescentando que estes números têm em conta que 70% da população mundial não usa papel higiénico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora