O navio-tanque “São Jorge, que encalhou na Graciosa, nos Açores, “já chegou ao porto da Praia da Vitória”, mas a operação de retirada de combustível do barco não deverá começar sexta-feira, disse à agência Lusa a Autoridade Marítima.

O capitão do porto e comandante-local da Polícia Marítima de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, José Azevedo, acrescentou que a operação de reboque está a ser concluída, “uma vez que o navio está na baía de manobra”, devendo deverá atracar pouco depois das 15h10 locais (16h10 em Lisboa).

Navio-tanque encalha no ilhéu da Praia na ilha açoriana da Graciosa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

José Azevedo reiterou que “os tanques de combustíveis do navio não foram afetados”, na sequência do acidente.

“O navio não tem propulsão e tem a casa das máquinas alagada”, referiu ainda, acrescentando que “hoje ainda não vai ser feita a operação” de retirada de combustível do “São Jorge”.

O armador irá apresentar um plano de trasfega do combustível que será depois autorizado pela Autoridade Marítima.

A Transinsular, armador do navio, já adiantou sexta-feira, em comunicado, que após a chegada do navio acidentado à Terceira, “irá proceder à descarga do combustível seguindo-se, em tempo útil, o reboque do navio São Jorge para o continente para ser reparado, em estaleiro”.

O armador informou também que o navio-tanque “Nordic Sira” vai substituir o “São Jorge” nas operações de abastecimento de combustíveis aos Açores enquanto o barco que encalhou na Graciosa estiver a ser reparado.

O acidente com o navio “São Jorge” ocorreu cerca das 00h34 locais de terça-feira (01h34 em Lisboa), poucos minutos após ter saído do porto da Praia da Graciosa e embater com o casco, levando à imobilização da embarcação que deveria ter atracado em São Roque do Pico.

O navio, que faz o abastecimento de combustíveis às ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Flores, sofreu um rombo no casco, que foi, entretanto, selado através de operações de soldadura subaquática.

Segundo a Transinsular, essa intervenção “estabilizou definitivamente o navio”, permitindo o reboque para o Porto da Praia da Vitória, “em total segurança”, uma operação que se iniciou, “na quinta-feira às 19h18 locais (20h18 em Lisboa).

O navio-tanque “Nordic Sira” está “perfeitamente adequado ao abastecimento e às especificidades dos portos dos Açores e chega a Ponta Delgada já na próxima semana”, lê-se no comunicado do armador português de transporte marítimo de cargas enviado esta manhã.

A Transinsular reitera que “não haverá falta destas matérias-primas durante a paragem do navio “São Jorge”, em consequência do incidente ao largo do Porto da Graciosa.