As vendas de catálogos de décadas de música foram, em 2021, uma maneira segura de ganhar muitos milhões de euros (ou dólares). Foi assim que boa parte dos artistas chegaram à lista da Forbes dos artistas mais bem pagos do ano, embora o ranking seja, ainda assim, liderado por uma estrela do cinema: o realizador Peter Jackson, que ganhou 580 milhões de dólares, ou 509 milhões de euros, no ano passado.

O realizador da trilogia de “Senhor dos Anéis” ou, no ano passado, do documentário com filmagens inéditas dos Beatles (Get Back), vendeu parte da sua empresa de efeitos visuais em 2021 e torna-se assim a terceira pessoa na História, segundo a Forbes, a tornar-se bilionária por realizar filmes, depois de Steven Spielberg e George Lucas.

A lista continua com o “boss” da música rock, Bruce Springsteen, a conseguir 435 milhões de dólares, ou 382 milhões de euros, depois de vender os direitos de todas as suas músicas gravadas à Sony Music. Mas também Bob Dylan, Paul Simon ou Neil Young fizeram negócios semelhantes este ano, fazendo parte desta lista (em 10º, 7º e 19º lugares, respetivamente).

Depois de Springsteen, o ranking continua a ser dominada pelos nomes do mundo da música, com Jay-Z em quarto lugar. Segue-se o ator e wrestler Dwayne “The Rock” Johnson e o rapper Kanye West, ambos com ganhos que ficaram acima dos dos 200 milhões de dólares, embora os lucros de West tenham mais a ver com a sua coleção de ténis Yeezy do que com a sua música.

Entre os vinte mais bem pagos do ano que passou incluem-se ainda os Red Hot Chili Peppers, o radialista Howard Stern, a guionista e produtora Shonda Rimes ou Taylor Swift. As duas últimas são, aliás, duas das escassas — três — mulheres do topo da lista, que inclui também a atriz e produtora Reese Witherspoon (a primeira a aparecer, em 12º lugar).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR