789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rafael Leão, um momento à Henry e o décimo golo da época: português volta a marcar, dá vitória e coloca AC Milan na liderança da Serie A

Este artigo tem mais de 2 anos

Avançado português de 22 anos marcou a abrir na sequência de uma grande jogada e abriu caminho para triunfo do AC Milan com a Sampdória em San Siro que colocou rossoneri na frente da Serie A (1-0).

Rafael Leão voltou aos golos na Serie A e já leva sete na Liga italiana (dez no total da época), tantos como Giroud e a um de Ibrahimovic
i

Rafael Leão voltou aos golos na Serie A e já leva sete na Liga italiana (dez no total da época), tantos como Giroud e a um de Ibrahimovic

Rafael Leão voltou aos golos na Serie A e já leva sete na Liga italiana (dez no total da época), tantos como Giroud e a um de Ibrahimovic

Numa semana, tudo pode mudar. Nesta Serie A, uma semana pode mesmo mudar tudo. E agora o grande beneficiado podia ser o AC Milan, que no início do último fim de semana partia em segundo com os mesmos pontos do terceiro e que agora surgia com a possibilidade em aberto de assumir a liderança do Campeonato em caso de vitória diante de uma Sampdoria a necessitar de pontos para fugir à despromoção. Então, o que aconteceu? Primeiro uma vitória com reviravolta no dérbi frente ao Inter no Giuseppe Meazza, agora uma igualdade entre os nerazzurri e o Nápoles e pelo meio uma goleada dos rossoneri nos quartos da Taça de Itália frente à Lazio. Ponto comum em todos os momentos: Rafael Leão. Ele e cada vez mais ele.

Rafael Leão “brilha” e apura AC Milan para “meias” da Taça de Itália

Depois de uma lesão frente ao Salernitana no início de dezembro (curiosamente num jogo em que até fez um dos golos), o internacional português esteve um mês de fora mas voltou com a carga toda para confirmar o melhor momento naquela que é também a melhor época nos seniores: um golo à Roma, duas assistências em Veneza, um golo ao Spezia, um golo ao Génova, duas exibições sólidas com Juventus e Inter, um golo e uma assistência diante da Lazio a meio da semana. Em 26 encontros oficiais, 22 dos quais como titular, o jovem avançado levava nove golos e seis assistências, confirmando todos os elogios que têm chegado de diferentes pontos e com um nome também em comum como referência de comparação: Thierry Henry.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É um jogador que precisa de trabalhar com convicção porque pode tornar-se num jogador importante no panorama europeu. Faz-me lembrar muito de Thierry Henry. Penso que tem de se convencer a si próprio disso e trabalhar ao nível mental para procurar ser ambicioso. Um jogador com as qualidades que ele tem deve pensar em chegar ao topo do mundo mas o talento não chega”, comentou no início da atual série o técnico do AC Milan, Stefano Pioli. “Rafael Leão é o Henry de hoje. As características de ambos são as mesmas: velocidade, 1×1… Vai sempre por fora para partir a defesa. Não vejo um jogador na Europa capaz de fazer o que ele faz no 1×1. Ainda não é consistente, tem de crescer e melhorar, mas isso é outra coisa. Quando ele mostra sua força consegue passar qualquer um. É um diamante ainda por lapidar. Dentro de um ano ou dois, Rafael Leão vai ser a estrela da nova geração», comentou o ex-internacional Tacchinardi.

Apesar de ter sido também notícia por algo que continuará sempre a ser um problema (os 16,5 milhões mais juros que deverá pagar ao Sporting pela rescisão sem justa causa), é pelas questões desportivas que Rafael Leão mais tem aparecido com tudo o que o AC Milan tem beneficiado disso mesmo. E a receção à Sampdoria foi mais um exemplo disso mesmo, com outra exibição determinante que valeu a vitória, a liderança e mais um golo, o décimo da temporada (um recorde) e o sétimo na Serie A, a um do líder Ibrahimovic.

A Sampdoria até começou com a primeira tentativa à baliza do jogo mas os visitados demoraram apenas oito minutos a passarem para a frente e com um golo fantástico do português após um passe longo de Maignan com uma grande receção orientada que deixou Bereszynski para trás antes do remate em arco descaído sobre a esquerda. A partir daí o AC Milan foi gerindo o jogo com muita bola mas sem oportunidades até a um final de primeira parte em que Giroud tentou também o golo e Falcone teve a melhor defesa do encontro, numa jogada iniciada por Rafael Leão com assistência de Giroud e remate de Júnior Messias.

[Clique na imagem para ver o golo do AC Milan-Sampdoria em vídeo]

O segundo tempo começou com o AC Milan a tentar acelerar para resolver em definitivo o encontro, Giroud teve um primeiro remate sem perigo, Rafael Leão conseguiu outra grande arrancada com corte da defesa contrária quando o avançado francês se preparava para encostar mas o ritmo foi baixando e Stefano Pioli respondeu aos sinais de uma equipa a acusar já algum desgaste físico pela série de jogos seguidos, tirando de campo Leão, Brahim Díaz e Júnior Messias para lançar Kessié, Saelemaekers e Rebic. Até ao final, Falcone ainda evitou o 2-0 com uma grande defesa a cabeceamento de Giroud e a vantagem mínima iria manter-se antes da festa em San Siro por três pontos que valem a liderança isolada da Serie A.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora