A lista de romances nomeados para o Women’s Prize for Fiction de 2022 será anunciada a 8 de março, Dia Internacional da Mulher, revelou a organização. A shortlist de seis finalistas será anunciada cerca de um mês depois, a 27 de abril, e o vencedor a 15 de junho.

Este ano, o júri é composto pela jornalista e escritora Mary Ann Sieghart (presidente), a jornalista Pandora Sykes, a escritora Anitha Sethi, a jornalista e escritora Dorothy Koomson, e pela jornalista e editora Lorraine Candy.

Criado em 1992, por um grupo de homens e mulheres ligados ao mercado editorial e livreiro no Reino Unido em resposta ao facto de, no anterior, a lista de finalistas do Booker Prize não ter incluído uma única mulher, o Women’s Prize fo Fiction tem por objetivo reconhecer a ficção escrita por mulheres em todo o mundo. A vencedora recebe um prémio monetário no valor de 30 mil libras (cerca de 33 mil euros), não sendo a residência ou o país de origem critérios de elegibilidade.

Escritora britânica Susanna Clarke vence Women’s Prize de ficção com “Piranesi”

No ano passado, o prémio foi atribuído à escritora britânica Susanne Clarke, pelo romance  Piranesi. Inspirado na figura do arquiteto e gravador italiano Giovanni Battista Piranesi (1720-1778), a obra é um labirinto literário, construído a partir da casa em que a personagem habita. O livro foi publicado em Portugal em junho do ano passado, pela Casa das Letras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR