789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

De Bruno a Luís, de Rúben a Daniel: este Wolverhampton é uma família portuguesa, com certeza (e continua a ganhar)

Este artigo tem mais de 2 anos

A equipa de Bruno Lage venceu o Leicester e mantém-se à beira da zona de apuramento europeu da Premier League. Rúben Neves e Podence marcaram os golos, Pedro Neto voltou 10 meses depois (2-1).

Wolverhampton Wanderers v Leicester City - Premier League
i

Os dois jogadores portugueses foram os responsáveis pela vitória da equipa de Lage

Wolves via Getty Images

Os dois jogadores portugueses foram os responsáveis pela vitória da equipa de Lage

Wolves via Getty Images

No Wolverhampton, o sucesso está a ser uma questão de família. À entrada para a jornada deste domingo, a equipa de Bruno Lage levava cinco vitórias nos últimos sete jogos para a Premier League e estava à beira de entrar na zona de apuramento para a Liga dos Campeões — sendo que tem menos dois encontros do que o Manchester United e o West Ham, dois dos concorrentes diretos nesta fase da classificação. E o treinador português não se esquecia do irmão, o adjunto Luís Nascimento, na hora de recolher os louros.

“Ele é diferente de mim, é mais sério. Fez o mesmo percurso que eu. Eu fui para o Benfica em 2004, ele foi em 2005. Trabalhámos juntos mas nunca nas mesmas equipas. Quando eu estava nos Sub-15, ele estava a trabalhar com os Sub-11. Mas a melhor coisa é que partilhámos experiências entre nós. Eu fui para o Dubai em 2012 e depois, quando estava com o Carlos [Carvalhal], se fazíamos um exercício novo ou tínhamos uma ideia nova, partilhava com ele e ele experimentava também com os miúdos. Da mesma forma, ele também partilhava experiências comigo. Quando eu deixei a equipa técnica do Carlos, ele convidou-o e foi muito bom. É um profissional de topo. Quando vim para o Wolves, pensei que precisava de mais uma pessoa e convidei-o”, explicou Bruno Lage, que está a trabalhar ao lado do irmão pela primeira vez.

Luís Nascimento, três anos mais novo do que Lage, foi adjunto de Carlos Carvalhal no Rio Ave e está agora em Inglaterra. No Wolves, é conhecido como “Capitão”, uma associação à personagem Capitão Nascimento, o protagonista do filme brasileiro “Tropa de Elite”. Ao lado do irmão, Nascimento tem visto a armada portuguesa na Premier League subir de rendimento a cada jornada e somar resultados positivos a cada semana que passa — este domingo, era tempo de receber o Leicester.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contra um conjunto de Brendan Rodgers que está fora do top 10 da classificação e que tem vindo a realizar uma temporada bem abaixo do expectável, Lage lançava José Sá, Nélson Semedo, Rúben Neves, Podence e João Moutinho no onze inicial — sendo que este último regressava à titularidade depois de não ter sido opção nos últimos dois jogos. Toti Gomes, Trincão e Fábio Silva estavam todos no banco de suplentes, onde também já aparecia Pedro Neto, jovem avançado que procurava os primeiros minutos depois de 10 meses de ausência devido a uma lesão grave no joelho. Do outro lado, Ricardo Pereira era titular na direita da defesa.

O Wolves entrou praticamente a ganhar e abriu o marcador ainda dentro dos primeiros 10 minutos: Podence cruzou na esquerda, a defesa do Leicester não conseguiu aliviar e a bola sobrou para Raúl Jiménez,  que assistiu de costas para a baliza e viu Rúben Neves atirar de fora de área, num misto perfeito de força e colocação, para bater Kasper Schmeichel (9′). Os foxes apostavam essencialmente no corredor esquerdo e na velocidade de Lookman, que era muitas vezes lançado no um para um contra Nélson Semedo, e ficaram perto do empate com duas oportunidades consecutivas e no mesmo minuto — Tielemans atirou cruzado para uma grande defesa de José Sá e o próprio Lookman, do outro lado, também rematou para uma intervenção apertada do guarda-redes português (13′).

A equipa de Bruno Lage ia beneficiando de vários pontapés de canto, ainda que sempre algo inconsequentes, e só ficou realmente perto de aumentar a vantagem através de um pontapé forte de Aït-Nouri que passou ao lado (24′). O jogo desenrolou-se com poucas oportunidades de golo e escassas aproximações à baliza, sendo muito disputado no meio-campo, e o Leicester acabou por conseguir chegar ao empate já perto do intervalo. Tielemans teve muito tempo para pensar, lançou Albrighton com um passe vertical e o médio inglês cruzou para a grande área, onde Lookman apareceu vindo da esquerda a desviar para a baliza (41′).

O jogo alterou-se muito pouco na segunda parte. O Leicester continuava com mais bola e maior presença no meio-campo adversário, assumindo um ligeiro ascendente na partida, e o Wolverhampton ia demonstrando pouca energia e criatividade para surpreender os foxes. Bruno Lage mexeu pela primeira vez já perto da hora de jogo, trocando Moutinho por Hwang Hee-chan para reformular o sistema tático para uma abordagem mais agressiva, mas o conjunto de Brendan Rodgers estava muito mais confortável no jogo e ia ameaçando o golo. Lookman rematou para mais uma defesa de José Sá (59′) e Tielemans atirou cruzado e ao lado (62′), deixando antecipar uma reta final de muito sofrimento para o Wolves. Valeu, contudo, a eficácia.

A cerca de 25 minutos do fim, aproveitando um lance em que Aït-Nouri desequilibrou pela esquerda, Podence apareceu à entrada da grande área e atirou forte e colocado para bater Schmeichel (66′). O avançado português estreou-se a marcar na Premier League esta temporada no primeiro lance de perigo que a equipa criou na segunda parte e carimbou mais uma vitória do conjunto de Bruno Lage, que mantém o bom momento e os seis pontos de distância para o quarto lugar do Manchester United, que tem mais dois jogos. Num encontro em que Pedro Neto voltou 10 meses depois e ainda cumpriu 10 minutos, o Wolves venceu o Leicester cinco confrontos depois e continua a mostrar que é uma família portuguesa, com certeza — de Bruno Lage a Luís Nascimento, de Rúben Neves a Daniel Podence.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora