A nuvem de fumo e cinzas produzida pelo vulcão Etna, no sul de Itália, obrigou ao encerramento do aeroporto da Catânia, um dos mais importantes da Sicília.

Durante esta segunda-feira, segundo a AFP, nenhum avião pôde aterrar ou descolar do aeroporto, que se localiza na segunda maior cidade da Sicília, depois de Palermo.

As condições atuais, relacionadas com a atividade do [vulcão] Etna, permitiram a reabertura. No entanto, as atividades estarão condicionadas até ao fim da emergência, resultando em atrasos nos voos regulares, tanto chegadas como partidas”, afirmou o aeroporto num comunicado do Facebook.

Segundo a Proteção Civil da Sicília, o vulcão formou rios de lava, assim como uma nuvem de fumo e cinzas, que se estendeu por mais de dez quilómetros, e que afetou principalmente as localidades de Milo e Acireale.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

durante a tarde desta segunda-feira, segundo a ABC News, a erupção de lava terminou, não tendo havido registo de danos materiais ou mortes. No início do mês, o vulcão tinha expelido uma nuvem que atingiu os oito quilómetros.

Vulcão Etna entra (novamente) em erupção e lança nuvem de fumo, cinzas e lava quilómetros no céu

Com 3.300 metros de altura, é comum o vulcão entrar em erupção várias vezes por ano na Sicília, tendo sido a última erupção de maior dimensão registada em 1992.