Durante décadas, quando se falava de berlinas familiares com potência e atitude desportiva, o BMW M3 vinha quase sempre à baila, como uma das referências do segmento. E como há hábitos difíceis de perder, desta vez o respeitável modelo alemão volta a ser cabeça de cartaz, para mais na versão mais potente, o M3 Competition. Para o enfrentar surge um outro BMW, o i4 M50, similar na filosofia e no nível de potência, mas trocando o motor de combustão por unidades eléctricas, alimentadas por bateria.

O M3 Competition monta o motor 3.0 com seis cilindros em linha e dois turbocompressores, que nesta versão eleva a potência dos habituais 480 cv para uns mais impressionantes 510 cv, a que soma um binário de 650 Nm. A potência passa apenas para as rodas traseiras através de uma caixa automática de oito velocidades convencional, com o conjunto a acusar, quando colocado sobre a balança, 1805 kg em condições de homologação (com condutor e depósito cheio).

Frente ao M3, o BMW i4 M50 é um adversário temível. Monta dois motores eléctricos (um à frente com 258 cv e outro no eixo traseiro com 313 cv) que, uma vez modulados, garantem 544 cv e 795 Nm. Se a potência e a força favorecem o BMW eléctrico, o peso superior devido ao pack de baterias, com uma capacidade de 83,9 kWh, promete equilibrar a contenda, uma vez que o i4 M50 atinge 2290 kg, mais 485 kg do que seu rival. Ambos anunciam necessitar apenas de 3,9 segundos para atingir 100 km/h, para depois o i4 reivindicar 225 km/h de velocidade máxima, enquanto o M3 Competition está limitado a 250 km/h, podendo ir até aos 290 km/h caso o comprador opte pelo pack M-Drivers.

O comparativo foi realizado pelos britânicos da Carwow, consistindo em acelerações de ¼ de milha com arranque parado, a que se seguiram reprises a partir de 48 e de 80 km/h. Para encerrar, um teste de travagem a 160 km/h.

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Apesar de um certo equilíbrio até aos 100 km/h, nas acelerações a partir de 0 km/h o M3 Competition foi sempre o mais rápido, vencendo com alguma vantagem o seu irmão eléctrico. As reprises também sorriram ao BMW com motor de combustão, especialmente a partir de 80 km/h, com as acelerações a partir de velocidades inferiores (48 km/h) a serem mais equilibradas. Há vantagem inicial do i4, mas este acaba por perder junto ao final para o M3.

Restou ao BMW eléctrico vencer o comparativo na travagem a 160 km/h, o teste que provavelmente lhe seria menos favorável, face à diferença no peso.