A Netflix disse esta terça-feira que leva “muito a sério” a segurança das contas dos seus clientes e que adota “numerosas medidas pró-ativas” para detetar fraudes, na sequência de tentativas de ataques em Portugal que a Lusa teve conhecimento.

De acordo com os casos relatados à Lusa, há clientes da Netflix em Portugal que têm recebido mensagens de texto em inglês no telemóvel a indicar que o pagamento da subscrição falhou, com uma determinada data para proceder à renovação, acompanhada por um link. Mas também há casos de pessoas que não têm subscrição da plataforma de streaming e que receberam um SMS no mesmo sentido.

“Levamos muito a sério a segurança das contas dos nossos membros e a Netflix adota numerosas medidas pró-ativas para detetar atividades fraudulentas e para manter os seus serviços e as contas dos nossos membros em segurança”, disse à Lusa fonte oficial.

O help center da Netflix disponibiliza informação que ajuda os clientes a terem a conta segura.

Nessa página, com o título “e-mails” e SMS suspeitos ou de “phishing” [que visa “pescar” informações sensíveis dos utilizadores] alegadamente da Netflix, a plataforma alerta que, se recebeu um mail ou uma mensagem de texto (SMS) a pedir dados como número de telefone, palavra-chave ou forma de pagamento da sua conta, “provavelmente não foi enviado” pela empresa.

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Nunca iremos solicitar que introduza as suas informações pessoais numa SMS ou num e-mail“, como são os casos de números de cartões de crédito ou de débito, detalhes da conta bancária ou palavras-chave de acesso ao serviço, refere a Netflix no site.

“Nunca iremos pedir pagamentos através de fornecedores ou de sites de terceiros”, acrescenta.

Se o SMS ou o mail tiverem um link que o utilizador não reconheça, “não toque, nem clique na ligação”. Caso o tenha feito, “não introduza nenhuma informação no site que for aberto”, adverte.

Caso receba mails ou SMS suspeitos, a Netflix sublinha que “os burlões só conseguem obter as suas informações se as fornecer”, pelo que “não clique nas ligações nas mensagens nem responda a estas”.

A Netflix aconselha que se altere a password para uma que “seja forte e usada exclusivamente” na plataforma de streaming.

Além disso, devem ser atualizadas as palavras-chave “em todos os sites onde utiliza a mesma combinação de endereço” eletrónico e passwords.

“Contacte a sua instituição financeira, se tiver introduzido informações de pagamento, uma vez que podem ter ficado comprometidas” e “reencaminhe a mensagem para phishing@netflix.com”, prossegue a plataforma.

A palavra-chave da Netflix, acrescenta, “deverá ter, pelo menos, oito caracteres” e ser “uma combinação de letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos”.

Além disso, “deverá ser difícil de adivinhar: por exemplo, não utilize ‘password’, ‘palavrapasse’, ‘12345678’ ou informações pessoais (nome, data de aniversário, morada)”, recomenda.

Outras das precauções a ter são de comunicar atividades fraudulentas ou suspeitas, adicionar um número de telefone para recuperação da palavra-chave, terminar a sessão nos dispositivos que não estejam a ser utilizados e ter atenção a mensagens e sites falsos. Além disso, é preciso manter os dispositivos seguros.