Ei-lo! O Purosangue, o muito aguardado primeiro SUV da Ferrari, que será também o mais familiar dos modelos da marca do Cavallino Rampante ao longo dos seus 83 anos de existência, deixou-se finalmente fotografar. E, ao contrário do que aconteceu até aqui, a unidade em causa não estava camuflada, permitindo perceber as formas e os elementos estilísticos com que a marca italiana conta para conciliar espírito desportivo, espaço interior e a atitude aventureira do seu SUV.

Pela fotos tornadas públicas através do Instagram, é possível ver o Purosangue nas últimas fases de montagem na linha de Maranello. Além da carroçaria pintada, todos os plásticos que protegem o modelo estão montados, das protecções dos guarda-lamas aos pára-choques mais envolventes e desenhados para reforçar o aspecto “durão” do modelo, como aliás é habitual encontrar nos SUV.

A frente é mais baixa do que o habitual, sobretudo porque no seu interior deverá estar um motor V8 biturbo, com espaço certamente para poder acolher o V12 da marca transalpina. Os faróis são esguios e em dois planos sobrepostos, fazendo recordar a solução preconizada pelo coupé SF90 e pelo Roma.

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A traseira exibe um pilar traseiro muito inclinado, para permitir à Ferrari reclamar o estatuto de SUV coupé, e os farolins revelam um desenho “rasgado”, com algumas semelhanças face aos do 296. As fotos da zona posterior mostram entradas e saídas de ar ainda evidentes, que parecem ser mais estéticas do que funcionais. Tal como acontece com a frente, também a traseira apresenta plásticos sem estarem pintados, reforçando a sensação que a Ferrari quer um SUV com mais personalidade e “forte”, do que refinado e tipo uma carrinha mais alta.

A marca italiana não anunciou ainda que motores vai utilizar no Purosangue. Mas o motor V8 estará garantido e o V12 parece ser altamente provável. É ainda possível que o 2.9 V6 do 296, com 663 cv, venha a ser montado no SUV com a ajuda da electrificação. Esta solução permitiria incrementar a potência e a força, reduzindo simultaneamente o consumo e as emissões.

Ao fabrico destas unidades iniciais, para testar a linha, seguir-se-á a produção em série, o que acontecerá ainda em 2022. Mas os clientes não deverão receber o SUV da Ferrari antes do início de 2023.