A forte presença das polícias marroquina e espanhola impediu esta terça-feira uma nova tentativa de cerca de 1.000 migrantes de entrar ilegalmente no enclave espanhol de Melilla, no norte de África.

O representante do Governo espanhol em Melilla informou que os guardas fronteiriços marroquinos repeliram a tentativa, enquanto os guardas fronteiriços espanhóis permaneceram posicionados do outro lado da fronteira.

A tentativa falhada de chegar ao território da União Europeia ocorreu menos de uma semana depois de uma tentativa sem precedentes de cerca de 2.500 pessoas tentarem entrar na cidade, com 491 a conseguirem atravessar duas cercas de seis metros no lado espanhol. Um dia depois desta tentativa, seguiu-se uma outra de cerca de 1.200 pessoas, tendo 380 conseguido atravessar a barreira.

Recorde de cerca de 2.000 migrantes subsaarianos tentam entrar em Melilla

As pessoas que fogem da violência ou da pobreza na África subsaariana usam por vezes incursões na fronteira para tentar chegar a Melilla e à outra cidade espanhola na costa norte de África, Ceuta, como trampolim para a Europa continental.

As tentativas incluem confrontos violentos entre aqueles que atravessam a fronteira e os agentes encarregados de os deter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR