O secretário-geral comunista defendeu esta terça-feira que é necessário acabar com a guerra na Ucrânia e condenou todo o “processo de ingerência”, desde a intervenção dos Estados Unidos e da NATO à “recente intervenção militar” da Rússia.

“O PCP está sem equívocos ao lado dos povos que desejam paz e condena todo um processo de ingerência e confrontação que ali [na Ucrânia] se instalou, o golpe de Estado de 2014, promovido pelos Estados Unidos da América (EUA) naquele território, a recente intervenção militar da Rússia e a intensificação da escalada belicista dos EUA, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e da União Europeia”, declarou Jerónimo de Sousa.

No seu discurso no início de um almoço com mulheres comunistas, em Lisboa, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, o secretário-geral do PCP disse que o conflito entre Moscovo e Kiev é “uma guerra a que urge pôr termo”.

Se tal não acontecer, completou, o agravamento do conflito levará “à perda de mais vidas humanas, a maior sofrimento”.

Por isso, o dirigente comunista urgiu para a necessidade de criar iniciativas “que contribuam para a ‘desescalada’ do conflito na Ucrânia, para o cessar-fogo e para um processo de diálogo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR